Escotismo para Rapazes, publicado inicialmente em 6 fascículos, a partir de 24 de janeiro 1908, voltado ao público juvenil e que deu origem ao Movimento Escoteiro. Escrito pelo fundador do Escotismo, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. A primeira edição completa foi publicada em Maio 1908.

Fascículos Escotismo para Rapazes 1908


História

Scouting for Boys ou Escotismo para Rapazes (tradução Brasileira) surge a partir do interesse despertado em outro livro de Baden-Powell, "Aids to Scouting", publicado em 1901, tendo como objetivo instrução militar para cadetes do exército britânico. Estava a ser usado como livro de referencia nas escolas masculinas, professores de educação física e por rapazes em toda a Inglaterra. Devido a este fenômeno, o fundador da associação «Boys' Brigade», Baden-Powell com a sua experiência na Índia e África onde conviveu com várias tribos selvagens mais a sua investigação a respeito da educação dos rapazes, que ia desde os espartanos, antigos bretões, peles vermelhas, até nossos dias, Baden-Powell desenvolve o conceito de escutismo para rapazes, onde o aplica em prática pela primeira vez em 1907, num acampamento experimental na pequena ilha britânica de Brownsea com vinte rapazes. Devido ao grande êxito do acampamento experimental, publica pela primeira vez Scouting for Boys em 1908, que estava dividido em seis prestações quinzenais , com a primeira iniciando em 24 de janeiro 1908, ilustradas pelo própio autor (Baden-Powell). A partir do mês de maio, foi lançado a primeira edição completa de Scouting for Boys.

Impacto da publicação do Escotismo para Rapazes

Quando o Escotismo para Rapazes sai nas bancas a adesão é tal que se propaga pela Europa inteira em poucos anos e encontra-se traduzido em dezenas de línguas, sendo vendido em quase todo o mundo. Nasce assim o movimento escuteiro internacional, sendo a base de toda a sua filosofia e técnica descrita neste livro.

Conteúdo do Livro

O livro contém orientações em forma de «Palestras de Bivaque» ou conversas de Fogo de Conselho sobre conhecimentos importantes para um Escoteiro: Orientação, Tocaia, Comida selvagem, Primeiros Socorros, Organização de um Acampamento, etc. Mas também sobre cidadania, carácter, importância do serviço ao próximo, etc.

Curiosidades

  • A primeira versão portuguesa deste livro foi publicada pela Associação dos Escoteiros de Portugal com o título "Manual do Escoteiro", encontrando-se esgotada há várias décadas.
  • O Escotismo para Rapazes continua a ser um best-seller, estando traduzido para todas as principais línguas do planeta.
  • O Escotismo para Rapazes passou para o domínio público em 2011, 70 anos após a morte do autor.
  • Em 2008 foi comemorado o centenário deste livro.

Algumas citações

Procurai deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrastes e, quando chegar a hora de morrerdes, podeis morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçastes o tempo e que procurastes fazer o melhor possível. Deste modo estai "Bem Preparados" para viverdes felizes e para morrerdes felizes - mantende-vos sempre fiéis à vossa Promessa Escoteira - mesmo quando já tenhais deixado de ser jovens - e Deus vos ajude a todos a procederem assim.

O vosso amigo, Baden Powell. Última página.

Edições do Scouting for Boys - Inglês

"Scouting for Boys" foi publicado em mais de trinta edições consecutivas pela C. Arthur Pearson Ltd., com sede em Londres, e está traduzido para todos os principais idiomas do mundo. Estima-se que mais de 100 milhões de livros foram impressos, o que o coloca no topo da lista dos livros mais vendidos. A página da Internet www.scoutingforboysroundtheworld.org identificou mais de 494 edições de 64 línguas diferentes e incluiu-as numa base de dados acessível através desta página da Internet. Os usuários também podem adicionar edições ausentes ao banco de dados.


Edições do Escotismo para Rapazes em Português

Portugal

Escutismo para rapazes [publicado como ‘Manual do Escoteiro’ = Guia de Educação Civica para portuguezes e brasileiros. Baden-Powell. Neves. – 1. – Lisboa [Portugal]. Publicado pela AEP - Associação Escoteiros de Portugal, 1914. – 356 p. : ill. 18 x 12 cm - Capa Dura.

Brasil

A principal edição Brasileira, publicada pela Editora Escoteira (UEB) é a tradução da versão inglesa de 1946 - World Brotherhood Edition ou "Edição Fraternidade Mundial" com prefácio de J.S. Wilson ("Belge" Wilson).

Status de Copyright - Direitos autorais do "Scouting for Boys"

Os direitos autorais do "Scouting for Boys" expiraram em 31 de dezembro de 2011, no final do 70º ano após a morte de seu autor em 8 de janeiro de 1941 e o livro está agora encontra-se em domínio público. Baden-Powell cedeu os direitos autorais do livro à Associação Escoteira do Reino Unido (Scout Association), que detinha os direitos autorais no Reino Unido, até que expirasse. Os Boy Scouts of America (BSA) receberam uma licença de direitos autorais do próprio Baden-Powell para seu Boy Scout Handbook, escrito durante a fundação formal da BSA em 1910.


Referências

  • Livro: