SCOUTAS E O LITRO DE LUZ

Dia 11 de Junho de 2020, quinta-feira, as Scoutas se reuniram às 19h para mais uma reunião virtual durante essa pandemia. Mas dessa vez ia ser bem diferente, pois estava relacionada com a ONG Litro de Luz e a montagem de um lampião.

A Litro de Luz é uma ONG presente nas cinco regiões do Brasil, e ela traz luz até moradores onde esse recurso é precário. A Litro de Luz possui um papel relevante na vida dos moradores, auxiliando-os em diversos fatores como por exemplo, trazendo qualidade nos estudos da criança/adolescente, e até mesmo com a redução no abuso doméstico, entre outros. A implementação é também bem simples pois utiliza materiais com um custo acessível.

O papel das Scoutas nesta atividade foi bem interessante, pois pudemos ter a experiência da montagem dos lampiões do Litro de Luz e assim sentirmos um pouco de como é o processo e tamanha a importância da luz na vida dessas pessoas. Afinal, nós que moramos na Grande São Paulo, temos acesso constante a esse recurso, e pudemos compreender a realidade dos indivíduos que não possuem tal facilidade.

Para a montagem ser feita, foi organizada a entrega de Kits na casa de cada menina. Cada Kit veio com os materiais necessários, higienizados, pronto para serem montados.

Dito isso começamos a reunião com três especialistas do Litro de Luz (Leonardo, Marcio e Fernanda), que nos deram uma introdução do que é o projeto, onde iniciou, o por que uma ONG como essa é importante, estatísticas relevantes contendo a quantidade de comunidades que vivem sem energia, entre várias outras coisas.

Logo em seguida, o Marcio, um dos Embaixadores do Litro de Luz, nos relatou sua jornada e contato com a ONG. Essas duas introduções comoveram bastante a todas, pois foi possível vermos a realidade dentro das comunidades do nosso país.

Em seguida, Leonardo coordenou a montagem, nos guiando da melhor forma, passo a passo: conectar os fios, encaixar a luz de led dentro da garrafa, usar a chave de fenda, dentre outros. Ele também nos explicou, que os lampiões não são entregues prontos para os moradores, mas que o Litro de Luz auxilia os moradores na hora da montagem, pois eles acreditam que dessa forma o morador vai tomar mais cuidado com o aparelho e também vai sentir orgulho de si mesmo, além de valorizar ainda mais esse recurso.

No final da reunião, quando todas já estavam com o lampião funcionando e finalizado, tivemos um Quiz de múltipla escolha para conhecermos ainda mais o trabalho do Litro de Luz. Havia perguntas como “Quanto tempo dura a bateria dentro do lampião?”, “Quantos voluntários temos?” entre outras. Ao final tivemos um momento para esclarecer qualquer dúvida ou curiosidades que surgiram no decorrer da atividade, com base em tudo que aprendemos.

Na minha opinião, a atividade teve um resultado positivo, uma vez que pudemos sentir na pele depender apenas do lampião para ter uma noite iluminada. Aproveitei a situação de quarentena para refletir sobre diversos aspectos de desigualdade social, e após essa atividade a falta de luz virou um deles. Além disso os organizadores eram muito atenciosos, o que nos fez se interessar ainda mais pelo tema e querer ajudar cada vez mais, inclusive arrecadando fundos para a construção de mais lampiões, aumentando assim o alcance do projeto.

Escrito por: Esmée de Meijer | PL’a da Cygnus

Veja todas as fotos aqui.

Veja o video da atividade na íntegra, gravada pelo zoom.