EASTER CAMP DO OUTRO LADO DO MUNDO

Relato de Kim Govier

Como tradição, o Carajás sempre acampa na Páscoa. Nem estando do outro lado do mundo me impediu de manter esta tradição. Desde que me mudei para a Austrália tenho participado de atividades com o Clã de Rovers Dulwich Hill, e uma das principais atividades do ano é o acampamento na Páscoa: Dragon Skin. É um camp enorme que conta com a participação de escoteiros do estado de Nova Gales do Sul inteiro.

Dragon Skin é voltado para sêniors, chamados “Venturers” na Austrália, e os Rovers ajudam a organizar e executar o evento. Esse ano foi na floresta estadual Vulcan State Forest, um local enorme cheio de trilhas. O foco da atividade é hike e a ideia é simples, mas requer bastante organização. O local é dividido em 4 grandes campsites (campos) chamados VOCs. Cada VOC tem sua própria organização e geralmente números 3 e 4 são dos Rovers (1 e 2 são organizados por chefes). Esses campos têm locais para montar barracas, atividades noturnas, um refeitório para os Rovers, e são onde toda a organização ocorre. Eu estava no VOC3 com vários Clãs da minha região.

Durante o evento os sêniors precisam caminhar pela floresta seguindo um mapa dado a eles no primeiro dia. O mapa contém os locais dos VOCs onde eles devem ir à noite para armar a barraca e dormir, e a localização das bases. Durante o dia eles precisam passar por bases e realizar atividades variadas. A base do meu Clã consistia na montagem de catapultas, onde avaliávamos trabalho em equipe, planejamento, execução e lashings.

À noite nós Rovers supervisionávamos atividades no VOC, como pega-pega, ping-pong, jogos de tabuleiro, e até uma pista de dança com DJ. Nós dormíamos e comíamos lá, e durante o dia passávamos todo nosso tempo na base de catapultas. Os sêniors precisavam carregar todo seu equipamento, inclusive comida e fogareiro, e cada noite dormiam num VOC diferente. Felizmente era muito mais fácil para nós; éramos alimentados pelo VOC e íamos de carro para a base. Mas que era cansativo passar 9 horas olhando catapultas por 3 dias, era.

Foi uma experiência bem legal e diferente para mim e tive a oportunidade não só de conhecer Rovers de outros grupos, mas de também vivenciar um acampamento tradicional em que todos os escoteiros na minha região já participaram.