JULY CAMP SCOUTS E SCOUTAS EM ITARARÉ

Nos dias 9 a 17 de Julho o Grupo Escoteiro Carajás realizou o tão esperado July Camp em Itararé, próximo à divisa com o Paraná. Foi um acampamento de nove dias repletos de aprendizado, superação de desafios e novas amizades. O July Camp em Itararé é um acampamento tradicional do Carajás e o último foi em 2009. Alguns que haviam ido como jovens, desta vez foram como Chefes, podendo transmitir anos de aprendizado aos adolescentes de hoje. Além de ser um acampamento mais comprido, este July Camp foi conjunto, ou seja, as tropas masculina e feminina acamparam juntas. Foram formadas três patrulhas com os 27 Escoteiros(as) e Seniors (Guias) participantes, sendo elas a Tarsius, Wolves e Leviathan.

O tema deste acampamento foi Comércio Internacional Marítimo. Durante os nove dias as patrulhas competiam entre si, ganhando dinheiro para comprar navios, mercadorias, portos e produzir artigos manufaturados. Em um tabuleiro de mapa mundi, as patrulhas posicionavam seus barcos e faziam diferentes rotas, comprando e vendendo produtos ao redor do mundo. Era preciso analisar várias tabelas antes de cada jogada para achar os melhores valores de compra e venda e utilizar as rotas mais eficientes. No quinto dia do acampamento foram introduzidos barcos piratas, que podiam saquear navios que cruzassem seus caminhos. Foi uma competição acirrada entre as patrulhas, mas no final quem venceu o Jogo foi a Leviathan.

Os primeiros dias do acampamento foram utilizados para montagem de barracas, toldos e pionerias. Os outros dias foram repletos de jogos e outras atividades focadas em aprendizado e desenvolvimento de técnicas escoteiras. Fizemos Jogos de Bases, onde as patrulhas faziam um rodízio entre as atividades aprendendo algo novo em cada uma, por exemplo: código morse, técnicas de fogo, uso da bússola, primeiros socorros, rapel, etc. Também fizemos jogos grandes como Life Game, Tocaia e nosso famoso Running Man! Durante o acampamento havia inspeções, pontuando as patrulhas em organização, qualidade e limpeza dos seus toldos e barracas. Banho era tomado todo dia em um rio gelado, afinal, “O Escoteiro é limpo de corpo e alma”.

Além disso, ao longo dos nove dias tivemos competições de refeições: Breakfast, Lunch e Dinner Competitions. Todas as patrulhas cozinharam muito bem, levando em consideração a dificuldade de levar comida suficiente e não perecível para nove dias no mato. No sexto dia fizemos uma caminhada de duas horas até um cânion e fizemos piquenique no topo de uma pedra. A vista era maravilhosa e o dia estava fresco e ensolarado, permitindo que todos aproveitassem ao máximo.

No domingo voltamos para São Paulo e todo mundo dormiu no ônibus. Entretanto, acima do cansaço e das dores pelo corpo, o que fica para sempre são as lembranças e experiências vividas em nove dias acampando ao lado de irmãos escoteiros.

Veja as fotos aqui!

(Escrito por Kim Govier)