SCOUTAS ACAMPAM EM JUQUITIBA

No feriado de Tiradentes as Scoutas tiverem o primeiro Camp de Tropa de 2016! Foi um acampamento repleto de aprendizado, altas risadas, momentos de reflexão e união das patrulhas e da Tropa como um todo. Foram quatro dias que realmente valeram a pena!

Saímos quinta-feira de manhã e em 1h30 já estávamos no sítio Selva Aventura em Juquitiba. As patrulhas e a Chefia começaram a montagem de barracas e toldos, com uma pausa para o almoço, e à tarde já começamos as pioneirias. Depois de um dia quente e cansativo todas aproveitaram para tomar um banho frio antes do jantar. Na hora do Lights Off estavam todas tão exaustas que foi só entrar no saco de dormir e cair no sono profundo.

No dia seguinte as Scoutas acordaram com o apito do Rise Up com dores pelo corpo todo. Nada melhor que um PT para soltar os músculos e começar bem o dia. Depois do café da manhã continuamos cortando bambu e fazendo nossas pioneirias. Ao final da tarde já tínhamos várias mesas, estantes, e a Lynx até fez um portal! Depois do almoço fizemos um Base Game de três bases: Cardápio de Camp, 5 Tipos de Fogo, e Salvamento Aquático. As Scoutas aprenderam bastante, coisas que com certeza usarão no futuro. Em seguida tomaram banho e fizeram o jantar. Durante a noite, as Guias fizeram turno de ronda em duplas, trocando a cada hora até o amanhecer. O feedback que a Chefia recebeu delas foi bem positivo!

No sábado todo mundo acordou pronta para mais um dia naquele campsite maravilhoso! Depois do PT e do Flags, tomamos um café da manhã bem quentinho. A Chefia deu um tempo para as patrulhas arrumarem suas coisas para o Inspection principal, pois no dia anterior havíamos feito um Inspection surpresa e demos dicas para que elas melhorassem para o próximo. Dessa vez foi bem melhor! Em seguida a Chefia apitou no quiosque para uma atividade reflexiva. Contamos uma história e deixamos as patrulhas refletirem sobre o que tinham ouvido, individualmente e em grupo. Ao terminar esta atividade já estava na hora de começar o almoço. Todas de barrigas cheias, a Chefia apitou para a próxima atividade e pediu que cada uma trouxesse o scarf. Todas vendaram os olhos e num período de 45min andaram em fila, uma confiando na outra, usando os outros quatro sentidos. A Chefia trazia objetos, cheiros e sons para elas sentirem e relaxarem. Ao desvendar os olhos fizemos outra reflexão e… Bom, só quem estava lá pode saber os detalhes. Foi uma atividade marcante para a Tropa e cada Scouta levará consigo um aprendizado muito importante.

O dia passou muito rápido e já estava na hora do banho. E como sempre o jantar veio logo em seguida. Como era a última noite tivemos o tradicional Campfire, com sketches engraçados, músicas divertidas e até instrumentos para acompanhar! Para muitas, o Campfire é a parte mais legal do Camp, mas ao mesmo tempo bate aquela tristeza quando cantamos Auld Lang Syne e sabemos que o acampamento está chegando ao fim.

No domingo acordamos e fizemos a rotina matinal, só que desta vez mais rápido para já começarmos a desmontagem. É sempre triste ter que desmontar as pioneirias que nos deram tanto trabalho para construir e que nos serviram tão bem durante o feriado. O toldo se transforma em nossa “casa do mato” e é difícil dizer adeus. Depois de um almoço comunitário, colocamos as caixas na carreta como peças de um quebra cabeça e partimos, rumo à São Paulo.

Tenho certeza que todas, cada uma do seu jeito, aproveitaram esses quatro dias. Longe de casa e de seus confortos, dos eletrônicos e das redes sociais, às vezes não é fácil. Superamos desafios e aprendemos com nossos erros numa escala muito maior que no dia a dia da cidade, além de criar laços com nossas irmãs escoteiras. Algumas meninas me disseram que, para elas, o tema do Camp foi “reflexão” e que mesmo voltando com o corpo dolorido e cansado, suas mentes estavam mais abertas, livres e relaxadas.

Para ver mais fotos na secão de Fotos | Scoutas, clique aqui!

(Escrito por Kim Govier)