Esta palavra quer dizer “Keep Your Bowls Open” (mantenha suas entranhas abertas) e é a privada do camp. No Brasil é conhecido popularmente como latrina.
Forma de Uso
Esta “privada” uma forma adequada de uso:
- após o fazer suas necessidades, jogue o papel higiênico dentro do buraco; cubra com uma pequena camada de terra para que não atraia moscas e bichos.
- o kybo deve ser tampado quanto atinge 2 palmos (30 cm) de profundidade. Isto evita que animais ou chuva causem o descobrimento. Para tampar, você deve socar muito bem a terra.
Localização
Você não deve fazer um kybo mais perto de 30m de de rios, riachos, nascentes de água ou poços para evitar contaminação das águas locais. O kybo deve ser construído a uma distância adequada da área de acampamento para evitar odor desagradável e moscas.
Como montar um kybo
- O buraco deve ter cerca de 1,0 a 1,5m de profundidade. mais fundo do que isto não há organismos para fazer a decomposição adequada.
- Um buraco longo, paralelo a um banco longo, é o ideal para aproveitar bem o espaço.
- O Kybo deve ter um toldo para que o buraco não encha com água de chuva; o papel higiênico deve ser mantido seco.
- A situação mais fácil é cavar entre duas árvores, para facilitar a colocação da travessa que servirá de banco.
- Uma altura boa para se fazer um “trono” de kybo é uns 40 cm. Lembre-se do pobre baixinho que precisa usar o Kybo: quando ele sentar, os pés dele tem que alcançar o chão!!
- Uma pá deve sempre estar do lado do kybo para poder cobrir com terra após o seu uso.
- Na saída do Kybo deve haver uma bacia d'água ou um água-pot, com sabonete, para que se lave as mãos.
Como sentar num kybo
A posição é quase uma posição de cócoras. O banco ajuda a manter o equilíbrio. Sente-se bem para trás no banco.
KYBO PARA CAMPS CURTOS
Para um acampamentos curto de uma ou até duas noites, o ideal é construir um kybo sem banco. Neste caso, cava-se um buraco mais raso e comprido. Ao usá-lo, a pessoa coloca um pé de cada lado do buraco e faz suas necessidades de cócoras.