Conceitos básicos da pioneiria
(Ver também Amarra quadrada)
Regras importantes na pioneiria são:
a) Uma amarra sozinha não ficará firme. Aperte o quanto quiser, mas uma só amarra segura pouca coisa. Todos já tentaram fazer um degrau com uma madeira numa árvore, e sabe que este degrau não fica firme.
b) O TRIÂNGULO é a forma mais rígida na pioneiria e portanto essencial em qualquer estrutura. Obras que não possuem triângulos não são obras firmes. Tente formar um quadrado com quatro bastões, e verá que, com um pouquinho de movimento lateral, o quadrado não se mantém! DÊ uma olhada nas estruturas de telhados, tanto de madeira quanto metálicos; veja a estrutura de antigas pontes; veja a estrutura da Torre Eifel: todas possuem muitos triângulos.
A estrutura mais básica da pioneiria é o CAVALETE simples, conforme desenho contido no Escotismo Para Rapazes. O formato trapezoidal é reforçado com duas "diagonais" (escoras), formando 4 triângulos, que dão firmeza à estrutura. Estruturas contínuas com diversos triângulos, tal como visto em estruturas de telhados, são chamadas de treliças.
c) Um Lashing bonito é um Lashing forte.
d) Bastam 3 voltas e duas mordidas, talvez no máximo 4 e 3. Dar muitas mordidas significa dar mais corda para que o lashing se afrouxe.
e) Cordas, especialmente de sisal, expandem quando secos e quentes, e apertam quando úmidos e frios. Um lashing feito à noite, sob sereno, ficará solto ao sol do meio dia. Aperte a amarra na hora mais quente e seca do dia.
Meio Cavalete
Para fazer um meio cavalete você precisa de 6 pedaços de madeira e 9 lashings (amarras). Apenas um lashing é diagonal, o do meio. O resto é quadrado.
A ordem recomendada e a montagem do cavalete são ilustrados na figura abaixo.