Insolação
Primeira coisa é definir e diferenciar. Existe Insolação e Intermação. O mecanismo de ambos são muito parecidos, o que muda é o agente causador. A insolação ocorre pela incidência direta do Sol na pessoa. Por exemplo, em um hike de 80km no sertão da Bahia... E a intermação é a ação indireta do Sol (calor) na pessoa... Por exemplo, quatro baixinhos preguiçosos que se escondem em uma barraca para duas pessoas, debaixo de sol... O calor que ficará dentro da barraca causará a intermação.
O resultado em ambos os casos é o mesmo: o corpo perde a habilidade de controlar a própria temperatura, ou seja, nem o suor (caso ainda estiver suando) consegue baixar a temperatura do corpo. Isso é perigoso.
O que fazer para evitá-los???
- Não fique muito tempo debaixo do sol, sem proteção, e sem tomar muita água.
- Não fique por muito tempo em locais quentes, mal ventilados e abafados.
- Não pense que ficar sem roupas no sol escaldante é melhor - se fosse o caso, os Árabes e Nômades não vestiriam roupas. Roupa solta serve como isolante térmico.
- No frio quase 50% do calor do corpo é perdido pela cabeça. No sol quente a cabeça é também a parte do corpo mais sensível - por isso que o chapéu ou boné é um item importante em acampamentos.
- Molhe o chapéu (se o material permitir) quando possível
Insolação e Desidratação correm juntos.
Desidratação
É a falta de água no organismo:
- Por causa de calor, a desidratação se dá por trabalho e/ou calor em excesso (inclusive como resultado de insolação) e beber água de menos. Suamos muito e bebemos pouco.
- Por diarreia e vômitos, quando o tratamento é diferente.
O tratamento da desidratação é item para a próxima Etapa de Progressão.