frame|right| Square Lashing / Amarra Quadrada
DESENHO RUIM e ERRADO - TROCAR
1. O que são amarras ("lashings") - historico, pioneiria, tipos de amarra
Amarras evoluíram de um simples nó para juntar duas madeiras e fazer um abrigo com a construção de grandes obras. Na antiguidade, amarras foram usadas na construção de pirâmides e outras grandes obras, quando era necessário construir andaimes de madeira para ajudar na obra. Andaimes de madeira ou bambu são usados na construção civil até hoje em alguns países.
A evolução destas amarras para o que usamos hoje não está clara - quem quiser, pode pesquisar! O que sabemos é que com muita experiência e experimentação chegou-se à conclusão de que as seguintes amarras são as mais adequadas para algumas situações:
- Amarra Quadrada (Square Lashing)
- Amarra Diagonal (Diagonal Lashing)
- Amarra Paralela (Parallel Lashing)
- Amarra para Bipé (Shear Lashing)
- Amarra para Tripé (Tripod Lashing) - duas formas
2. Exemplos de pionerias com amarras
Duas regras importantes na pioneiria são:
a) Uma amarra sozinha não é firme. Aperte o quanto quiser, mas uma só amarra segura pouca coisa. Todos já tentaram fazer um degrau com uma madeira numa árvore, e sabe que este degrau não fica firme.
b) O TRIÂNGULO é a forma mais rígida na pioneiria. Obras que não possuem triângulos não são obras firmes. Tente formar um quadrado com quatro bastões, e verá que, com um pouquinho de movimento lateral, o quadrado não se mantém! Veja a estrutura de telhados, tanto de madeira quanto metálicos; veja a estrutura de antigas pontes; veja a estrutura da Torre Eifel: todas possuem muitos triângulos.
A estrutura mais báscia da pioneiria é o CAVALETE simples, conforme desenho contido no Escotismo Para Rapazes. O formato trapezoidal é reforçado com duas "diagonais" (escoras), formando 4 triângulos, que dão firmeza à estrutura. Estruturas contínuas com diversos triângulos, tal como visto em estruturas de telhados, são chamadas de treliças.
INSERIR DESENHO DE CAVALETE DO SCOUTING FOR BOYS
3. Como fazer a Amarra Quadrada.