O apito ideal não é necessariamente o mais caro. A marca mais usada pelos escoteiros e chefes é o "Rocket" que pode ser encontrada em qualquer supermercado. Os dois principais usos para o apito são: frame|Apito Rocket 22
Uso do apito em emergências
Esta é a principal função do apito. Todos os scouts são obrigados a levar um consigo durante acampamentos. O Grupo Carajás adotou essa prática no final da década de '80. A vantagem do apito em relação ao "grito" é que além de possuir um som característico e ser ouvido de longe, não deixa ninguém rouco e pode ser usado por qualquer pessoa que esteja, no mínimo, respirando. Quando um scout apita, todos deixarão de realizar suas tarefas e vão averiguar o que está acontecendo. O sinal internacional de SOS (Código Morse) para emergências é: três apitos curtos, três apitos longos, três apitos curtos (... --- ...)
Atenção: Jamais, em hipótese alguma apite a menos que seja uma EMERGÊNCIA. Apito não deve ser usado como brinquedo em atividades escoteiras.
Uso do apito para chamada de scouts
Quem usa o apito para chamar a tropa são apenas os chefes. Existem os seguintes apitos já tradicionais no Carajás.
- Rise Up: Para acordar todos de manhã, é um apito que imita o assobio de um pássarom mais ou menos assim (-----.......)
- Chamada geral: Todos os membros da tropa devem comparecer ao local aonde foi dado o apito. Tirado do livro "Escotismo para Rapazes", as Tropas de Escoteiros do Grupo Carajás, possivelmente desde as primeiras reuniões, adotam as letras V.E. em código morse (...-.) media:Apito_tropa.ogg
- Chamada geral - Escoteiras: é a letra "G" de Girls no código morse: (--.)
- Court of Honour: Os PLs devem comparecer ao local aonde foi dado o apito (.-.-) media:Apito pl.ogg No caso das Escoteiras o apito para chamar o Court of Honour é a letra "H" no código morse: (....)
- Lights-out: na hora de dormir e todos ficarem em silêncio, é o típico apito que denota "acabou" - piiu-i!