Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
E obedecer a Lei Escoteira.
Interpretação da Promessa Escoteira
- Honra:
Ter honra significa ser digno de confiança. Uma pessoa honrada é respeitada. Para os antigos Cavaleiros da Távola Redonda a Honra estava acima de tudo. Os Samurais do Japão também tinham um Código de Honra, como também os Mosqueteiros. Para lutar uma Arte Marcial você precisa ter Honra. Para ser um Escoteiro, e futuramente um bom cidadão, você precisa ter Honra.
- Melhor Possível:
A Tropa espera que você faça o Melhor Possível para seguir sua Promessa. Espera seu máximo esforço para ajudar sua patrulha e para se desenvolver como um bom Escoteiro e um bom Cidadão. Você se esforçará sempre, seja na escola, em casa e em qualquer outro lugar, mesmo estando longe da sede e de seus irmãos escoteiros.
- Dever:
Você faz parte de um mundo cheio de pessoas. Em seu mundo você tem alguns direitos, o direito de viver e de ser livre, o direito de falar, etc. Mas se várias pessoas tem direitos, em alguma hora irá haver algum tipo de conflito ou diferenças quando o direito de uma pessoa afeta uma outra pessoa. Por isso todos nós também temos Deveres. É o preço que pagamos pelos nossos direitos. A Promessa fala de dois Deveres: para com Deus e para a Pátria.
- Deus:
É muito fácil, nos dias de hoje, esquecermos de Deus. Temos computadores, internet, escola, televisão, aulas de música etc. Comece com uma prece de vez em quando. No cumprimento do seu dever para com Deus, seja-lhe sempre agradecido. Peça também que seu Deus lhe dê a consciência para entender que outros acreditam em Deus de uma forma diferente.
- Pátria:
Seu dever para com sua pátria pode ser tanto sua pátria de nascença quanto a pátria onde você vive. Seu dever é ser um cidadão produtivo à pátria. Seu dever ao crescer é ter uma profissão e devolver algo de bom ao país. Você irá se dedicar não somente ao trabalho ou à família, mas para os mais necessitados. Ou seja, um escoteiro não passa a vida “sendo bom”, mas sim “fazendo o bem”.
- Ajudar o próximo:
Um escoteiro está sempre disposto a ajudar as pessoas com quem tem contato, inclusive os pais, avós, chefes, Patrol Leader, professores, e as pessoas mais necessitadas. Fazer sua obrigação não é ajudar. Ajudar é sair do seu caminho para ajudar o próximo mesmo que isso signifique algum sacrifício ou custo. Um Escoteiro nunca aceita uma gorjeta por ter feito uma Boa Ação, mas o faz com boa vontade.