O Patrol Leader, ou PL (conhecido no Brasil como "monitor"), é o líder da patrulha. Os quatro PL’s da tropa formam o Court of Honour.

O PL é o responsável pela patrulha e todas as suas atividades. Seguindo o Sistema de Patrulhas, criado por B.P., a chefia conta com os PL's como seu braço direito.

Ser PL é mais do que uma honra, é também uma grande responsabilidade. O papel de PL pode se tornar a parte mais memorável de uma carreira escoteira.

Entre as diversas responsabilidades dos PL's estão: a comunicação com os pais da patrulha, camps de patrulha, ensinar o promisse à seus baixinhos, cuidar do material da patrulha, garantir o Spirit da patrulha, incentivar os membros de sua patrulha, sugerir atividades de tropa, comunicação entre a patrulha e a chefia, entre outras. Todas essas responsabilidades serão cobradas do PL que deverá, junto com seu seconder - especialmente - garantir que todas as atividades sejam realizadas com sucesso.

Em geral, o PL é o membro com mais tempo de Scouting. Muitas vezes é o membro mais velho da patrulha. É a pessoa que melhor conhece o funcionamento da tropa e portanto irá liderar melhor aquela patrulha.

Os membros da patrulha dependem do direcionamento do PL e irão seguir aquilo que foi indicado por ele. Ser PL é um reconhecimento por aquilo que aquele scout se tornou, e não um símbolo de sua popularidade. Muitas vezes, os melhores líderes não são os mais populares, porém são aqueles que são mais lembrados.

Assim como o PL tem a obrigação de cuidar de sua patrulha e preparar um líder para ser seu substituto (a maioria das vezes é o Seconder), a Corte de Honra também irá atuar na escolha dos sucessores dos PL's. Isto ocorre pois a Corte de Honra é o grupo mais importante de uma tropa, e aqueles que terão direito a participar dela e tomar as decisões que irão refletir em toda a tropa deverão ser seus membros mais confiáveis, mais honrados e mais preparados: os PL's.