Rudyard Kipling nasceu em Bombaim (atual Mumbai), na Índia, filho de pais britânicos, em 1865. Foi educado em Bideford, na Inglaterra. Em 1882 voltou à Índia, onde trabalhou para jornais britânicos. Começou sua carreira literária em 1886 e tornou-se conhecido como escritor de contos.Em 1907, tornou-se o primeiro inglês e o escritor mais jovem, a ganhar o Prêmio Nobel de literatura aos 41 anos. Baden-Powell empestou de Kipling a história de Mowgli e usou como fundo de cena para o Ramo Lobinho. Morreu em 1936 aos 71 anos.

Rudyard Kipling, batizado Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, Índia, 30 de Dezembro de 1865 - 18 de Janeiro de 1936 foi um autor e poeta britânico. Ganhador Prêmio Nobel de Literatura.

Família

Nascido em 30 de dezembro de 1865 em Bombaim, Kipling era filho de um pintor que ostentava o cargo de superintendente do Museu de Lahore, no atual Paquistão, e que, segundo o professor de literatura britânico Charles Cantalupo, se juntou a "alentar, apoiar e restaurar a arte indígena nativa contra as incursões de interesse comerciais britânicos". Sua mãe era igualmente, uma grande amante da arte e seguidora das pre-Rafaelitas, (um importante movimento artístico surgido na Inglaterra durante os mediados do século XIX).

Apesar de seus pais não formarem parte do alto sociedade de oficiais britânicos da Índia, eles eram, no entanto, membros destacados da alta sociedade naquela comunidade. Aos seis anos, o pequeno Rudyard foi enviado para uma casa de acolhimento na Inglaterra chamada Lorne Lodge, um lugar que causou forte impacto emocional do jovem Ruyard, que viveu uma experiência desagradável de bullying, com apelido de pejorativo de Baa Baa, uma ovelha negra (1888).[1]

Escritor

Em 1882 regressou à Índia e começou a trabalhar como jornalista. No final da década de 1880 suas histórias curtas começaram a circular em edições baratas para passageiros de trem, revelando sua profunda identificação com o povo e paisagem indianas. Já escritor conhecido, casou-se com Caroline Balestier em 1892 e morou por um curto período nos EUA. Retornou à Inglaterra após a sua filha, Josephine, morrer de pneumonia. Nesta época, Kipling foi muito influenciado pelo estilo literário de Jack London, e resultado da série de suas obras mais conhecidas: Jungle Book (1894) e Captains Courageous (1897).

Mas para Kipling o resultado foi muito difícil de se adaptar à vida no continente americano e imediatamente decidiu voltar para a Europa com sua família. A partir de então, começou a ter a convicção de que os norte americanos eram "estrangeiros", iguais aos franceses, e desenvolveu o argumento de que apenas as "raças menores nascem mais além do Canal da Mancha.

Em 1898, Kipling e sua família viajaram para a África do Sul para passar o inverno. O escritor foi recebido com entusiasmo por personagens importantes do mundo da política e das finanças locais como Cecil Rhodes, Alfred Milner e Leander Starr Jameson.

De volta a Inglaterra, Kipling escreveu alguns poemas em apoio à causa britânica durante a guerra dos Boers, e quando nos princípios de 1900 voltou à África do Sul contribuiu para criar o periódico militar "The Friend". Kipling seguiu com sua brilhante carreira literária e em 1901 escreveu uma de suas novelas mais celebradas, Kim, um apaixonado relato de espionagem e aventuras.

Em 1902, Kipling comprou uma casa no condado de Sussex, Bateman's. Aqui viveria até sua morte e escreveria grande parte de sua obra, como Puck of Pook's Hill, um livro infantil publicado em 1906, que contém uma série de relatos ambientados em diferentes períodos da história inglesa, e Duendes e Fadas, um livro de ficção histórica publicado em 1910.

Nos anos que se seguiram, Kipling escreveu alguns dos seus mais conhecidos livros e poemas, incluindo o Jungle Book (ou “Livro da Jângal”), em que está o personagem Mowgli. Anos mais tarde, tornou-se personagem universal quando retratado no desenho lançado pela Walt Disney Company em 1967. Escrevu também “Kim” e “Gunga Din”. . Depois de seu filho John morrer na Primeira Guerra Mundial, a produção literária de Kipling diminuiu drasticamente.

Ele morreu em Londres em 1936. Por sua identificação com o imperialismo “civilizatório” britânico, sua obra – que incluí o famoso poema If (ou“Se”) escrito para o filho – também foi alvo de críticas, mas em medida menor que as paixões que despertou em gerações de leitores do mundo inteiro.

Prêmio Nobel de Literatura

Em 1907, tornou-se o primeiro inglês e o escritor mais jovem, a ganhar o Prêmio Nobel de literatura.

Livro da Jângal

Foi o poeta do Império Britânico e seus soldados, que retratou em vários contos, alguns deles reunidos no volume Plain Tales from the Hills', de 1888.

Em 1894 lançou O Livro da Jângal ("Jungle Book"), que se tornou internacionalmente um clássico para crianças, também conhecido pelo seu personagem principal: o pequeno Mowgli.

A primeira Tradução Brasileira do "Jungle Book" foi do Monteiro Lobato.

The Jungle Book and Second Jungle Book

Muito conhecido também é um de seus poemas: "If" (Se), no qual um pai dá conselhos a seu filho sobre como ser um homem de bem.

Baden-Powell e Kipling

O filho de Kipling foi escoteiro e esteve presente no segundo acampamento experimental do Baden-Powell em Humshough. Baden-Powell

Referencias