O código Morse foi inventado em 1830 por Samuel Morse. A ideia era transmitir mensagens através de sinais liga/desliga em telégrafos, continou sendo modificado até 2004 (inclusão do @). A codificação das palavras é mesma em todo o planeta. Faz parte das disciplinas obrigatórias para militares, navegadores, marinheiros, pilotos e escoteiros.
O código Morse é importante pois permite transmitir mensagens a longas distâncias sem qualquer recurso tecnológico avançado. O reflexo de um espelho, a luz de uma lanterna, um apito ou o movimento dos braços já são suficientes para transmitir informações.
Os pontos e traços representam sinais curtos (pontos) e longos (traços)
Representação e ritmo
Existem dois símbolos usados para representar letras, chamados de pontos e traços ou (mais comumente usado entre usuários de CW) dits e dahs. A duração do dit determina o ritmo a qual a mensagem é enviada. Aqui está uma ilustração de convenções de ritmo. Sua intenção é mostrar exatamento o ritmo — normalmente seria escrito algo como isso:
-.-. --- -.. .. --. --- / -- --- .-. ... .
C O D I G O (espaço) M O R S E
onde - representa dah e · representa dit. Aqui está a conveção de ritmo exata para a mesma mensagem (= representa ligado, · representa desligado, todos para a duração de um dit):
==.=.===.=...===.===.===...===.=.=...=.=...===.===.=...===.===.===.......===.===...===.===.===...=.===.=...=.=.=...
^ ^ ^ ^ ^ ^ | dah dit dit | | espaço de símbolo espaço de palavra espaço de letra
Na caixa de texto acima, máxima velocidade de código morse, um dah é convencionalmente 3 vezes a duração do dit. Espaços entre dits e dahs em um caracter têm a duração de um dit. Espaços entre letras em uma palavra têm a duração de um dah (3 dits). Espaços entre palavras têm a duração de 7 dits.