Acender uma fogueira é mais fácil do que parece contanto que se faça bons preparativos. Algumas regras básicas e óbvias:
a. A umidade atrapalha. A água "rouba" calor. Portanto não use lenha molhada para começar um fogo, e não monte o fogo no chão molhado. Se o chão estiver molhado, forre-o; pode forrar com lenha mesmo.
b. O vento atrapalha. Faça o fogo em local protegido do vento, ou de tal forma que você fique de costas ao vento quando for acender o fogo.
c. Junte bastante lenha de diferentes tamanhos, para não ser pego de surpresa quando o fogo baixar. Quebre a lenha em tamanhos manejáveis. Um pedaço de madeira de um metro de comprimento pode ser quebrado em 5 pedaços de 20 cm.
d. Cate muitos gravetos finos (espessura de um palito de fósforo ou menos) até pedaços mais grossos (espessura do seu braço).
e. A madeira não pode estar verde e precisa estar seca, ou seja, quando você torcer ela deve quebrar com facilidade.
f. Folhas secas em sua maioria não são boas para iniciar um fogo.
g. Limpe uma área para o fogo, especialmente se tiver grama e pasto ao redor e ainda mais de o tempo estiver seco. Mas note: em algumas sitações de mata fechada, ao limpar o chão, você dará de cara com terra úmida. Neste caso, ao invés de limpar o local do fogo em si, limpe ao redor, para o fogo não espalhar.
O fogo mais básico é no formato "Cabana de Índio". Para iniciar o fogo, você só precisa de uma caixa de palitos de fósforo e seguir os seguintes passos:
- Junte lenha.
- Um círculo de pedras é útil também para que as madeiras queimadas não caiam para fora da área do fogo; as pedras também esquentam, e continuam emanando calor após o fogo baixar.
- Como o monte de lenha ao seu lado, é hora de "montar" a estrutura da fogueira dentro do círculo. Primeiro, faça uma mecha (chamada de "isca") de material bem inflamável. Isso pode ser com papel, fiapos de barbante ou linha de sua camisa, algodão, algum tipo de capim muito seco ou algum tipo de fibra muito seca, cascas finas de árvore, etc.
- Faça uma pequena "cabana de índio" com gravetos MUITO finos sobre a mecha. Estes gravetos rapidamente pegarão fogo uma vez que a mecha for acesa. Deixe uma abertura para poder inderir o fósforo.
- Em cima dos gravetos finos, coloque gravetos um pouco mais grossos, e assim por diante. Termine a cabana com madeiras da grossura do dedo. Depois de aceso, madeiras mais grossas podem ser adicionadas.
- Acenda o fósforo e coloque em baixo da mecha. Com bom preparo, que exige um pouco de paciência, um fósforo será o suficiente!
- Quando a chama estiver grande, ir adicionando mais lenha.
Regras de segurança
- Nunca acenda uma fogueira em locais fechados.
- Nunca acenda uma foqueira em parques nacionais, estaduais ou área protegidas a não ser que especificamente autorizado.
- Não utilize líquidos voláteis para acender o fogo. Eles podem causar explosões. (Desodorante, Gasolina, Alcool, Repelente, Benzina, etc..)
- Ao apagar o fogo, utilize água. Deve-se encharcar com água até que seja possível colocar a mão sem queimar. Não abafe a fogueira com areia, pois isso vai manter as brasas quentes por mais tempo e pode causar incêndios.
- NUNCA deixe a fogueira desacompanhada. JAMAIS!
- Não faça o fogo próximo a barracas feitas de nylon ou outros materiais inflamáveis; evite mexer no fogo usando roupa de nylon.
Mais Informações
Para mais informações sobre fogo, acesse: