Sem resumo de edição |
m GE BORORÓS foi movido para GE BORORÓS |
||
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 21h35min de 14 de junho de 2010
O Grupo Escoteiro Bororos foi fundado no dia primeiro de julho de 1960, quase que juntamente com a Igreja da Paz. O fundador, Herbert Mielenhausen (Hemi), foi ajudado pelos irmãos Dauch, Ziedermann, Peter Matz, Dietmar Rädler e outros. O grupo foi formado segundo as regras do movimento escoteiro na Alemanha. O Sr. Herbert já havia participado do movimento na Alemanha na cidade de Frankfurt, e depois fundando um grupo em 1948 em Stuttgart. A idéia de um grupo formado por alemães no Brasil surgiu em uma conversa no Acampamento Internacional de Patrulhas (27/07 a 03/08 de 1959) onde o Sr. Herbert, seu filho Jürgen, seu sobrinho e seu irmão representaram a Alemanha.
O Grupo Escoteiro Bororós, então, foi fundado com a principal ajuda do Sr. Heini Dauch. No início, era formado pelos escoteiros alemães do G. E. Aimorés (situado no Colégio Visconde de Porto Seguro) e dos jovens do bairro. O Sr. Herbert conhecia o Grupo Escoteiro Aimorés, pois seus filhos Jürgen, Thomas e Ulrich estudavam no colégio Porto Seguro.
No comeco o Bororós só contava com dez escoteiros. O Sr. Herbert escolheu este nome para seu Grupo Escoteiro, porque os grupos tradicionais da época sempre tinham nomes de tribos indígenas. As cores do lenço foram dadas pela União dos Escoteiros. A Rosa de Lutero veio depois em Homenagem à Igreja Luterana. O Sr. Herbert acreditava que a melhor solucão para os jovens era o escotismo, e tentou passar esta filosofía aos escoteiros do Bororós. O Grupo Bororós já iniciou com uma Tropa escoteira e logo depois uma Alcatéia de lobinhos.
Alguns anos depois, por ter muitos escoteiros, a tropa escoteira se dividiu em duas; a Tropa 1, com 4 patrulhas ( Pica-Pau, Touro, Falcão e Pantera ) e reuniões nos Sábados de manhã; e a Tropa 2, com 4 patrulhas ( Búfalo, Leão, Tigre e Castor ) e reuniões nas sextas - feiras a noite. Os lobinhos já chegaram a ter 3 Alcatéias mas atualmente só estão com duas.
A Tropa Sênior surgiu somente em 5 de marco 1966. Com a necessidade de criar um novo ramo para escoteiros com mais de quinze anos, foi chamado o Sr. Lothar Kreyhsig, que foi escoteiro de 1937 a 1939 no G.E. Ubirajara (localizado no colégio Beijamin Constant), para comandar a nova Tropa Sênior. Ela iniciou suas atividades após a passagem no dia 5/03/1966 onde passaram cinco escoteiros. O chefe Lothar explicou os fundamentos do ramo Sênior e foi fundada a primeira patrulha Sênior; a Anhanguera. Por eleição seu monitor ficou sendo Robert Bauch, e seu sub-monitor Paulo O. Sandri. Com o aumento de rapazes na Tropa foram criadas mais três patrulhas: em 11/05/1966 foi criada a Rui Barbosa. Em 12/10/1970 foi criada a Tiradentes com o monitor Oswald Nagel, seu sub Tony Müller, e os elementos Danilo Timich, Ronald Lömker, Wolfgang Mathie Frank L.P. Smit. Após uma reformulacão na Tropa, criou-se a patrulha Rondon em 13/08/1971. Seu monitor era Alexandre Lunsky, seu sub era Deodato Vieira e os elementos Fernando Optiz e Guilherme Sunzel.
Só em 19 foi criado o Clã Pioneiro Therá-Tugare, pois era necessário um estágio antes dos Sêniors tornarem-se Chefes (na época em que o Clã foi criado, havia muita desistência de Sêniors que passavam para chefes). O Clã Therá-Tugare tem uma grande História com várias aventuras como decidas de serra e voltas de Ilha Bela assim como ações comunitárias, para ajudar a populacão.
Vale ainda mencionar, que as Tropas escoteiras voltaram a se unir em 1991, quando o número de escoteiros diminuiu, mas atualmente elas estão dividas em duas, como antigamente.