Linha 3: | Linha 3: | ||
== Definição e explicação == | == Definição e explicação == | ||
Desmaio, para efeitos desta explicação, é a perda momentânea de consciência sem causa imediata aparente, ou seja, a pessoa estava de pé ou sentada, agindo normalmente, e perdeu a consciência sem reclamar de dor. Caso o desmaio tenha sido causado, por exemplo, por uma pancada na cabeça ou choque elétrico, ou se for precedida por uma dor de cabeça forte, é provavel que não se trata de um desmaio | Desmaio, para efeitos desta explicação, é a perda momentânea de consciência sem causa imediata aparente, ou seja, a pessoa estava de pé ou sentada, agindo normalmente, e perdeu a consciência sem reclamar de dor. Caso o desmaio tenha sido causado, por exemplo, por uma pancada na cabeça ou choque elétrico, ou se for precedida por uma dor de cabeça forte, é provavel que não se trata de um simples desmaio. | ||
Normalmente o desmaio é uma resposta defensiva do organismo. Quando falta oxigênio ou sangue no cérebro, ele "se desliga", causando o desmaio até a normalização do quadro. | Normalmente o desmaio é uma resposta defensiva do organismo. Quando falta oxigênio ou sangue no cérebro, ele "se desliga", causando o desmaio até a normalização do quadro. |
Edição das 18h12min de 22 de julho de 2009
Definição e explicação
Desmaio, para efeitos desta explicação, é a perda momentânea de consciência sem causa imediata aparente, ou seja, a pessoa estava de pé ou sentada, agindo normalmente, e perdeu a consciência sem reclamar de dor. Caso o desmaio tenha sido causado, por exemplo, por uma pancada na cabeça ou choque elétrico, ou se for precedida por uma dor de cabeça forte, é provavel que não se trata de um simples desmaio.
Normalmente o desmaio é uma resposta defensiva do organismo. Quando falta oxigênio ou sangue no cérebro, ele "se desliga", causando o desmaio até a normalização do quadro.
O cérebro é um órgão muito egoísta. Ele nunca quer ficar sem sangue, por isso, se a pessoa estiver com uma hemorragia severa, o cérebro parará de alimentar os membros e órgãos não vitais, mantendo o sangue concentrado na "pequena circulação", e causando o desmaio para que os músculos e outros órgãos sejam requisitados o mínimo possível.
Um mecanismo muito semelhante acontece com a falta de oxigênio ou saturação de CO (Monóxido de Carbono). Pela pequena diferença de tamanho entre as moléculas de O2 e de CO, o sangue não consegue diferenciá-las, assimilando o CO no lugar do O2, inibindo irreversivelmente o transporte de O2 pelo organismo, causando um quadro de hipóxia (má oxigenação) no cérebro, e em conseqüência a perda de consciência.
O que fazer
Não tem muito segredo ao lidar com desmaios... Deixe a pessoa deitada em decubito dorsal (de costas) e levante seus pés de 30 à 45 cm de altura... Isso será suficiente para ela retomar a consciência. Caso isso não ocorra dentro de um minuto, o problema pode ser mais sério que um simples desmaio - neste caso abaixe as pernas e busque socorro.
Se o desmaio foi causado por uma rápida perda de sangue (hemorragia), esta hemorragia deverá ser tratada primeiro.
Se o desmaio foi causado por forte pancada na cabeça, é muito importante manter a pessoa sob observação após recobrar a consciência, e não permitir que a pessoa durma. Às vezes a vítima só demonstra mal estar após algumas horas, podendo ter sofrido traumatismo craniano. Neste caso leve a pessoa para o pronto socorro.
O que não fazer enquanto a vítima estiver desmaiada
- Não dê nada para a pessoa beber;
- Não dê nada para a pessoa comer;
- Não esfregue nada no nariz da pessoa;
- Evite comentar a gravidade do caso, ou qualquer outro comentário negativo perto da pessoa. Ela pode estar desmaiada, mas a mente vai absorver os comentários.