Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 48: Linha 48:
Para afiar, passe os dois lados da lâmina na pedra seguindo o sentido indicado pelas setas. Primeiro movimente a faca contra o fio, como se estivesse tirando uma lasca da pedra - esse movimento afia a faca.  Na volta, aplique menos força - esse movimento limpa a lâmina das partículas de ferro e faz a amolação mais "fina".  Tanto faz o sentido em que se corta a "lasca" contanto que, ao virar a faca, se faça no mesmo sentido.  Reduza a pressão com o tempo, caso contrário você simplesmente estará gastando a lâmina e a pedra.
Para afiar, passe os dois lados da lâmina na pedra seguindo o sentido indicado pelas setas. Primeiro movimente a faca contra o fio, como se estivesse tirando uma lasca da pedra - esse movimento afia a faca.  Na volta, aplique menos força - esse movimento limpa a lâmina das partículas de ferro e faz a amolação mais "fina".  Tanto faz o sentido em que se corta a "lasca" contanto que, ao virar a faca, se faça no mesmo sentido.  Reduza a pressão com o tempo, caso contrário você simplesmente estará gastando a lâmina e a pedra.


As pedras mais úties são as que possuem dois lados diferentes, uma áspera para a amolação "grossa" e outra lisa para a amolação "fina".  Caso a faca esteja muito sem fio, comece com a amolação grossa, ou seja, a pedra mais áspera.
As pedras mais úteis são as que possuem dois lados diferentes, uma áspera para a amolação "grossa" e outra lisa para a amolação "fina".  Caso a faca esteja muito sem fio, comece com a amolação grossa, ou seja, a pedra mais áspera.

Edição das 22h57min de 27 de fevereiro de 2009


Nas nossas atividades de campo, um canivete ou uma faca são ferramentas extremamente úteis, talvez a ferramenta mais útil para um acampador e aventureiro. Logo, é importante conhecer o uso correto para evitar acidentes.

frame|right|Partes de um canivete frame|Afiando facas e canivetes

Note que somente depois de passado este teste você terá a permissão de usar uma faca ou canivete. Isso também significa que você não está autorizado a usar facão, machadinha ou machadão.


Para facilitar a compreensão do texto, vejamos quais as partes principais dessas ferramentas.

  • Lâmina;
  • Fio;
  • Cabo;
  • Alma: é a parte da lâmina que fica dentro do cabo. Não confundir com um canivete dobrado. É aquela parte onde estão os pinos que prendem a lâmina ao cabo.
  • Bainha (capa para a faca).


Saber escolher uma boa faca ou canivete não é tarefa fácil. A qualidade do aço é fundamental. Existem as feitas de material vagabundo que perdem o fio com facilidade. Boas marcas podem indicar qualidade mas não obrigatoriamente. Há marcas pouco conhecidas e pequenas, como a Zhakarov que é uma verdadeira Ferrari entre as facas.


Se estiver pensando em comprar uma, não faça papel de ridículo aparecendo com aquelas facas Rambo que dentro do cabo tem de tudo, até bússola. Isso é uma profunda estupidez. Já imaginou como é a alma de uma faca dessas? É, quase que desalmada. Ou seja fixada precariamente. Mais ridículo ainda é a bússola. Veremos isso mais adiante mas o impacto ajuda a desmagnetizar a agulha. Já imaginou uma faca que não pode ser usada para gerar impacto? Outro ponto absurdo é que uma bússola deve ser usada e mantida sempre longe de objetos com ferro e aço. Para se ter uma idéia, no campo, devemos manter distância até de cercas de arame farpado. Já imaginou então o efeito de uma lâmina. Ridículo!!!

Dividiremos este texto em três partes, como usar,como conservar e como afiar a faca ou canivete.

Como Usar

  • Faca não é brinquedo. Nunca a use para ameaçar alguém e não a arremesse.
  • Não corra com uma faca na mão. Guarde-a na bainha e, se for canivete, feche-o antes. Mesmo assim evite correr.
  • Para passar uma faca coloque-a na bainha ou faça como na ilustração. Para passar um canivete feche-o primeiro ou, se aberto, siga também a ilustração.
  • Não use sem antes ter certeza que há uma distância segura entre você e as outras pessoas. Leve em consideração que a faca pode escapar de sua mão ao calcular essa distância. Afaste-se e/ou peça para os outros fazerem o mesmo.
  • Para cortar objetos, faça sempre movimentos “para fora”, ou seja, afastando o fio do corpo.
  • Faca e canivete são usados por uma mão somente. Cuidado com a outra, é comum ela estar no caminho do fio.
  • Agora o óbvio: ao fechar o canivete, não deixe um dedo no caminho da lâmina!!!

Como Conservar

  • Manter sempre limpo: a sujeira acaba facilitando a deterioração do material. Limpar a faca é fácil. Mas muita gente esquece de limpar o canivete por dentro. Isso pode ser feito com cotonete, mas, antes, evite fechar o canivete com sujeira na lâmina.
  • Guardar o canivete fechado e a faca na sua bainha: ajuda a mantê-los limpos e evita acidentes.
  • Manter sempre afiado: uma faca ou canivete sem fio é algo muito perigoso. Você passa a fazer muita força para cortar, correndo o risco de não controlar direito essa força e passa a subestimar a ferramenta dizendo que “ela não corta”. Uma faca sem fio pode escorregar ao invés de cortar.
  • Guardar em local apropriado: longe do alcance de pessoas que não devam mexer (crianças e escoteiros que ainda não passaram o teste).

Como Afiar (= amolar)

"Um Escoteiro tem uma mente tão afiada quanto sua faca".

Tanto a faca quanto o canivete são afiados da mesma maneira. Você necessitará de uma pedra para afiar. Algumas pessoas gostam de usar água ou óleo com a pedra de amolar, e existem opiniões divergentes sobre as vantagens e desvantagens de cada método.

Para afiar, passe os dois lados da lâmina na pedra seguindo o sentido indicado pelas setas. Primeiro movimente a faca contra o fio, como se estivesse tirando uma lasca da pedra - esse movimento afia a faca. Na volta, aplique menos força - esse movimento limpa a lâmina das partículas de ferro e faz a amolação mais "fina". Tanto faz o sentido em que se corta a "lasca" contanto que, ao virar a faca, se faça no mesmo sentido. Reduza a pressão com o tempo, caso contrário você simplesmente estará gastando a lâmina e a pedra.

As pedras mais úteis são as que possuem dois lados diferentes, uma áspera para a amolação "grossa" e outra lisa para a amolação "fina". Caso a faca esteja muito sem fio, comece com a amolação grossa, ou seja, a pedra mais áspera.