Jhgovier (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Jhgovier (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Texto a negrito'''FLOR DE LIS (Fleur-de-lis)
'''FLOR DE LIS (Fleur-de-lis)Texto a negrito'''
 





Edição das 00h23min de 25 de maio de 2006

FLOR DE LIS (Fleur-de-lis)Texto a negrito


SIMBOLISMO

O Símbolo maior no movimento escoteiro é a Flor de Lis.


ORIGENS

File:Flag of Quebec.svg
Flor de Lis na bandeira de Quebec
File:Tape de bouche Jeanne.jpg
Flor de Lis do tape de bouche de Joana d'Arc.

A flor-de-Lis é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa, particularmente, ligada com o Rei da França. Ela permanece extra-oficialmente um símbolo da França, assim como a águia napoleônica. Mas, não tem sido usada oficialmente ao longo dos vários períodos republicanos por que atravessou este país.

A palavra lis, de fato, é um galicismo que significa lírio ou iris, mas também pode ser uma contração de "louis", do francês, Luís, primeiro príncipe a utilizar o símbolo (ficando assim "fleur-de-louis", ou "flor de luís"). Assim, a representação desta flor, e seu simbolismo, é o que os elementos heráldicos querem transmitir, quando a empregam sob as mais diversas formas. É uma das quatro figuras mais populares em brasonaria, juntamente com a águia, a Cruz e o Leão.

Actualmente é o símbolo de várias organizações de Escotismo.

História

O primeiro emprego atestado de um ramo de lis foi em um sinete do príncipe Luis, futuro Luís VIII de França, em 1211. O ramo foi substituido em 1375 por três flores de lis. Atualmente, é representado de uma forma estilizada, amarelo sobre um fundo azul: azul com um ramo de lis dourado ou azul com três flores-de-lis douradas, na versão moderna.

COMO VIROU O SIMBOLO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO