Em 25 de setembro de 1916 é fundado a Associação Escoteira Guilermina Guinle, no Fluminense Futebol Clube, no Rio de Janeiro. A Diretoria do Fluminense FC aprovou a criação de sua Seção de Escotismo, dirigida pelo Capitão Paes Brasil, sendo em 1921, substituído pelo instrutor remunerado A.K. Jansen.

Logo do Grupo Escoteiro JoãoRibeiro dos Santos 01/RJ

Fundação

Em ata da Diretoria de 26 de fevereiro de 1916 é autorizada a criação de escoteiros e escoteiras com ativa participação de Guilhermina Guinle, Arnaldo Guinle, D. Jerônyma Mesquita e Mário Pollo, jornalista do Correio da Manhã. Posteriormente o Ge passa a se chamar Ipiranga e, hoje, João Ribeiro dos Santos.

Em 1916, Arnaldo Guinle e Mario Pollo, escreveram e editaram, no mesmo ano, “O Livro do Escoteiro” com introdução de Olavo Bilac e Coelho Neto, o que se constituiu no primeiro Manual Escoteiro editado no Brasil e reeditado em 1922 pela Imprensa Nacional.

Anos 1920

Desde 1925, os escoteiros participavam das atividades oficiais do Clube e cooperavam na campanha de brinquedos para o Natal da Criança Pobre, sendo que em 1934, funcionou uma oficina de brinquedos na seção de escotismo, que produziu mais de 2 mil unidades. ​Em 1940, João Ribeiro dos Santos assumiu o grupo, reformou seus Estatutos, implantou o trabalho voluntário e a filosofia educacional com maior participação dos jovens.

Anos 1940

No começo da década de 1940, solicita à União dos Escoteiros do Brasil, a criação de um novo ramo para os jovens de 15 a 18 anos, em face da diferença de interesses dessa faixa etária em relação aos escoteiros mais novos, ​(o ramo escoteiro atendia jovens de 11 a 18 anos). Dessa forma, a Associação Escoteira Guilhermina Guinle se torna a primeira no Brasil, a ter uma Tropa Sênior oficialmente aberta em 20 de novembro de 1945.

Anos 1960

Em virtude da não aprovação da mudança nos Estatutos do Fluminense no que se referia aos sócios escoteiros, João Ribeiro dos Santos pediu demissão da Chefia do Grupo, no que foi seguido por todos os Chefes e alguns antigos escoteiros, que resolveram criar o "146º Grupo Escoteiro Ipiranga" em 18 de junho de 1964, por ser a data do aniversário de João Ribeiro dos Santos.

João Ribeiro dos Santos

Em 1969 o Grupo foi reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil, como continuidade do 1o Grupo Escoteiro Guilhermina Guinle passando a denominar-se 1o Grupo Escoteiro Ipiranga. Em março de 1970, com a morte de João Ribeiro dos Santos, foi proposta à Direção do Grupo, a mudança do nome para homenageá-lo.


No dia 18 de junho, comemora-se o nascimento do Dr. João Ribeiro dos Santos, que nasceu no ano de 1910. Como ele foi o responsável pela criação do Ramo Escoteiro Sênior, atualmente conhecido apenas como Ramo Sênior, comemora-se hoje, no Brasil todo, o Dia do Sênior.


"Temos 15, 16, 17 anos, o futuro é nosso vamos prosseguir.

Vemos longe a brilhar nossa estrela D'Alva, quando se é jovem não se pode desistir..."


(quem sabe continua esta que pra mim é uma das mais lindas canções escoteiras, cuja letra é do nosso Dr. João Ribeiro dos Santos)

Local da Sede

Colégio Miraflores — Rua das Laranjeiras 537 - Rio de Janeiro

Saber Mais

Facebook - https://web.facebook.com/GEJoaoRibeiroDosSantos/about?locale=pt_BR

Instagram - https://www.instagram.com/grupoescoteirojoaoribeiro.1rj/