Chefe Toby, como todos o conheciam, foi membro juvenil, lobinho, escoteiro, tendo sido Monitor da patrulha Tigers. Toby foi uma referencia como pessoa, como líder, mentor, um verdadeiro escoteiro raiz. Seguramente o Carajás não teria ressurgido ao final de 2a Guerra Mundial se não fosse pelo méritos dele ainda com apenas 17 anos.

George Duncan Shellard (alias Toby)

Toby Shellard - Jubiree Carajás 2002 - Ubatuba - Fazenda Angelim

Nascido em São Paulo, Toby foi aluno do St. Paul's. Seu irmão mais velho Bob foi escoteiro no 1st English Speaking Boys Scouts of São Paulo, quando ele ingressou nos lobinhos. Aos 11 anos, entrou da tropa do 2nd E.S. Boys Scouts na patrulha Tigers, até chegar ao posto de P.L.

Em meados de 1940, com a Decreto de Getulio Vargas incorporando o Escotismo a Juventude Brasileira e consequente intervenção no escotismo paulista, o escotismo foi paralisado.

Em 1942, o Toby chefiou um grupo de jovens escoteiros no Grupo Clandestino que se denominava Bandeirantes Boys Club - ou clube Bandeirantes de jovens.


O retorno as atividades oficiais se deu em 1944, formalizado pelo ingresso da Tribu Carajás na AESP (Associação Escoteira São Paulo). O GESP por intermedio de José Spina foi muito receptivo e acolhedor aos jovens do Carajás.

Com a alteração no estatuto da UEB em 1951, foi fundando a Associação Escoteira Carajás em 1952, transformando-se logo em seguida em Grupo Escoteiro Carajás em 1956.

O Chefe Toby conquistou duas Insignia de Madeira em Gilwell Park em 1951 (ramo Lobo e Ramo escoteiro). Na época era a segunda pessoa a possuir o IM de Gilwell e contribui decisivamente para a implantação dos cursos de I.M. no Brasil.


No Plano regional o Chefe Toby teve participação destacada como membro da equipe regional de formação na década de 50 e 60. Foi Diretor técnico do AIP do 4º Centenário e outra atividades regionais no periodo.

Em 1952 foi nomeado como Akela Lider no Brasil e posteriormente Deputado chefe de Campo

Foi membro da equipe de recepção de Lady Baden-Powell  em sua visita em São Paulo 1957 e inauguração do busto do Baden-Powell na Praça da República. Foi interprete no curso Training The Team ministrado por John Thurman em 1960.


No nível Nacional Toby destacou-se como Chefe do Contingente Brasileiro nos Jamboree Mundiais de 1951 (Austria), 1963 (Grécia) e 1967 (Idaho, EUA).

Também participou pelo Brasil na Conferências Mundiais (WSC) de 1963 e 1967.


O Chefe Toby foi ativo no Grupo como escotista nas decadas de 40, 50 e 60, encerrando com escotista de seção em 1969. Continuo da Chefia de Grupo até 1975 quando mudou-se para o Rio de Janeiro a trabalho.

Na década de 1980 Toby foi um mentor importantissimo para a jovem chefia da época. Na sua casa de veraneio no Frade (RJ), sediou vários Indabas e reuniões de Court of Honour, onde fazia os PLs trabalharem primeiro para depois passear de lancha.

De 1975 em diante integrou definitivamente a direção do Grupo, permanecendo Presidente do Conselho do Grupo Carajás até seu falecimento em Janeiro 2006, aos 81 anos.

Em 1999 a Assembléia do Grupo elegeu Toby como membro honorário vitalício, primeiro e único, do Grupo Carajás.

No ano de 2000 foi agraciado com o Tapir de Prata pela União dos Escoteiros do Brasil.

Funções no Escotismo Brasileiro

Membro da Equipe de Formação Nacional (décadas de 1950 e 1960)

Akela Lider

Deputado Chefe de Campo

Chefe de Contingente Jamboree Mundial 1963 - Grécia

Chefe de Contingente Jamboree Mundial 1967 - Idaho, EUA

Condecorações Recebidas

1958 - Medalha Tiradentes - Escoteiros do Brasil (em cerimonia conduzida pelo então Governador de São Paulo Janio Quadros)

1962 - Silver Acorn - Reino Unido[1]

2000 - Tapir de Prata - Escoteiros do Brasil

Referencias