No Grupo Carajás temos vários tipos de barracas. Nos anos 90 as barracas verdes inglesas antigas foram aposentadas, mas ainda podem ser usadas. Novas barracas de lona-de-algodão foram compradas, um investimento alto para o grupo.
Não adianta escrever muito sobre como montar - o negócio é apreder na prática. É fácil. Acredite, estas barracas grandes podem ser montadas por uma só pessoa se passos corretos forem seguido!!
O uso correto destas barracas é muito importante. Essas barracas possuem uma vida de mais de 50 anos mas leva alguns segundos de besteira para estragar a barraca. Um erro de montagem, ou uma ação/omissão preguiçosa de alguns segundos, pode reduzir essa vida em muito.
Todas estas barracas vieram com espeques ("pegs") de madeira e uma marreta de madeira. Hoje não temos nem metade destes pegs - ou foram perdidos ou quebrados. É simples: a marreta de madeira serve para martelar os pegs de madeira, e os pegs de madeira devem ser martelados com a marreta de madeira. Usar a marreta para martelar outras coisas irá estragar a marreta. Usar um martelo de aço nos pegs de madeira irá quebrar o peg.
As cordas guias ("guy-ropes") não devem ter nós. Tire os nós!!!!!!!!!!! Não seja preguiçoso - se um nó se formar, desamarre-o antes de apertar o guy-rope. O nó no meio do guy rope atrapalha a correta montagem.
Algumas orientações:
- O sobre-teto ("fly-sheet") serve para adicionar proteção à barraca. O fly-sheet é tratado com um produto impermeabilizante, evitando que a água de chuva atinja a parte de dentro (o "quarto" da barraca). O fly-sheet também cria um espaço com ar, que ajuda na isolação térmica da barraca, reduzindo o impacto do sol durante o dia, e a perda de calor à noite.
- É essencial que o fly-sheet não encoste no quarto durante a noite. Ao encostar, o efeito isolante é perdido - o frio da noite passa para o quarto, causando a condensação de nossa respiração, gerando umidade dentro da barraca.
- Tanto o fly-sheet quanto o quarto devem ser apertados pelos guy-ropes na direção correta, para que as costuras não serem forçadas e se desfazerem.
- Durante o frio e sereno da noite o pano das barracas e os guy-ropes encolhem. Por isso recomenda-se soltar os guy-ropes um pouco no início da noite, para as costuras não serem forçadas. Re-aperte os guy ropes de dia, para que a barraca fique firme.
- Se ficar úmida, seque a barraca muito bem antes de guardá-la na sede.
- Prefira pegs de madeira. Pegs de aço não possuem largura adequada dentro da terra para segurar a tensão do guy-rope.