Categoria: História do Grupo Carajás
Toda a história da tropa de escoteiros Santo Amaro, após a reinauguração em 1989, escrita por quem participou dos eventos. Para saber mais visite também nossas fotos e nosso Roll of Honour.
Inclua informações sobre a sua época e curisodes!
1988
Nesse ano, haviam 6 patrulhas na Tropa de St. Paul’s (Tigers, Cobras, Eagles, Condors, Lions e Foxes). Havia excesso de scouts e mais 11 Cubs iriam subir. Dentro deste cenário, a Chefia decidiu criar uma nova Tropa em Sto. Amaro, onde já havia uma Sede e uma Alcatéia de Cubs. O critério para dividir quem continuaria no St. Paul’s e quem iria para Sto. Amaro era a proximidade da casa da pessoa com uma das sedes.
1989
Foi oficialmente inaugurada a Tropa de Sto. Amaro, que tinha as seguintes patrulhas e componentes:
- Lions: Christian Merkel (P.L.), Peter Comber (Second), Ricardo Couto, Marcos “Pingo” Versteeg, Robert Mills, Dennis Relling e Mirko Jirousek
- Beavers: Mark Stevens (P.L.), Patrick D’Heursel (Second), Charlie Mills, Cristian Costantini, Bernard Merkel e John Rheims
- Foxes: Alex Comber (P.L.), Lawrence Mills (Second), Roy Macintyre, Michael Skip e Ralph Pufleb
- Panthers: André Hirashima (P.L.), Mark Padilha (Second), Jason Stevens, Klaus Pufleb e Marc Ahlgrimm
- Chefia: Thomas Govier (Troop Leader), Mattew Govier e Bobby Betenson.
O Lawrence Mills também participava dos Court-of-Honours, mesmo sendo Second. Como a sede só tinha infra-estrutura para os Cubs, os Scouts tiveram que fazer um projeto e construí-lo. O projeto foi feito basicamente pelo Thomas Govier e todos participavam da construção. Depois de 4 meses trabalhando todo o fim de semana, e comendo no Mc Donald’s, a Tropa conseguiu terminar a construção básica dos Dens e etc. Dentre o projeto, havia um túnel no segundo andar que interligava todos os Dens com a Chefia. O problema era que para andar naquele túnel, era necessário rastejar, e os pregos rasgavam as costas dos cobaias!
Depois de pouco tempo, o Alex Comber passou a ser Assistente, tendo o cargo denominado de Troop Master (uma pessoa encarregada de ouvir os P.L.’s e servir de intermediário entre eles e a Chefia). O Lawrence Mills, natural sucessor, tomou o cargo de P.L. dos Foxes.
Com o final do ano sai o P.L. Mark Padilha para a entrada do Roy Macintyre como P.L. dos Panthers.
Easter Camp - Biritiba Mirim
O primeiro acampamento da Tropa de Sto. Amaro ocorreu em Biritiba Mirim (no Camp-Site de cima do sítio do Andy Beeby e Arnie Arnesen). Neste camp, teve uma competição de barquinhos em miniatura (barquinhos feitos de pioneria). Além disso, durante o tradicional Treasure Hunt, tivemos um pequeno lapso dos Scouts. Uma das pistas dizia: BOLA NATURAL – referindo-se obviamente à grande pedra redonda. Confusos, os Scouts iam em busca do Mateus (provavelmente por causa do seu porte físico, ou talvez do seu apelido: Bola).
Entre os acontecimentos deste camp, tivemos muitas besteiras inocentemente declaradas pelo Mirko Jirousek. No meio da noite, o Crisinho (seu P.L.) acorda, vendo Mirko sair da barraca. Preocupado, pergunta por que. Ele responde que é porque está muito frio?!?! Além disso, na volta do Camp o pai do André Hirashima trouxe seu Ford Landau (que tem um velocímetro diferente). No meio da viagem, o Mirko pergunta porque que o rádio fica toda a hora mudando de estação, apesar da música ser a mesma (referindo-se ao velocímetro).
July Camp - Ubatuba
Certamente um dos melhores de todos os tempos de Sto. Amro. Foi em Ubatuba, na Fazenda Angelim. Choveu muito. Logo no início do camp, quando os P.L.’s escolhem os camp-sites (tradicionalmente escolhidos pelo sorteio do palitinho), acontece a primeira gafe. O Crisinho (Lions), ganha no palitinho e tem a oportunidade de escolher primeiro o camp-site. Ele aponta para o meio do mato e diz para a Chefia: “É lá.”. Quando ele mostrou para a patrulha o lugar, quase foi linchado. Levou horas para abrir uma clareira. Pelo meio do Camp, os P.L.’s mais o Patrick D’Heursel deixaram o camp-site para fazer o tradicional Hike Journey em volta da Fazenda. Na primeira noite sem os P.L’s, toda a Tropa estava chorando, sem saber onde eles estavam (a Chefia negava esta informação). Pior ainda para os Foxes. A Patrulha consistia de duas pessoas: Lawrence Mills e Ralph Pufleb. Quando o Lawrie saiu para o Hike Journey, sobrou para o Ralph gritar: Come and Get it, FOX! O único dia de sol do camp inteiro foi no dia da visita de saveiro para a Ilha Anchieta.
Nesse mesmo camp, o Thomas Govier ficou construindo com muito carinho um forno de barro. Quando terminou, ele cozinhou uma peça de lagarto (o Johnny Rheims achava que o lagarto era o réptil, e não comeu!). Mas a alegria não durou muito. O Bobby Betenson chegou depois no camp, e achando que era um cupinzeiro, pisou e destruiu o forno. Acho que até hoje o Thomas não dirige a palavra ao Bobby! Outra curiosidade do Thomas era o método de fazer inspection. Na hora de perguntar se os Scouts tinham escovado os dentes, ele raspava a unha no dente de um escolhido. Se estivesse sujo,….
Primavera Camp Biritiba Mirim
Novamente em Biritiba Mirim, no camp-site de cima. Construímos um teleférico, que tinha a largada de cima daquela mesma pedra redonda (a BOLA NATURAL), e chegada no meio de uma descida com pedras. Como nós não tínhamos bolado um bom sistema de freio para o teleférico, improvisamos e colocamos um ground-sheet cheio de palha para amortecer a queda! Só que não adiantou muito. O André Hirashima se ofereceu para ser cobaia. Deve ter atingido uns 120 Km/h quando começou seu pouso entre as rochas e depois do ground-sheet. Ele rolou alguns bons metros, mas nada de grave.
No Night Game deste camp, tivemos que varar a noite. O jogo começava às 9 da noite e ia até as 11. Aí nós dormíamos até a meia noite e meia e jogávamos até a uma e meia. A última etapa começava às 5:30 e terminava às 7:30 da manhã. O jogo era por patrulha, e no meio da noite, os P.L.’s se revoltaram contra as patrulhas e começaram a jogar juntos, atrapalhando todo mundo.
1990
No Going-Up, sairam o Crisinho e o André Hirashima, assumindo respectivamente os Lions e os Panthers o Peter Comber e o Mark Padilha. A Chefia passou a ser O Mattew Govier de Troop Leader, assistido pelo Crisinho e pelo Alex Comber. O Bobby saiu para morar e estudar na Suíça e o Thomas para morar na Inglaterra.
Easter Camp - Ubatuba
Fomos para Ubatuba, acampar junto dos Scouts St. Paul’s. Certamente o que ficou na memória deste camp foi o tufão que atingiu o camp-site lá pelo terceiro dia. Todos os Scouts das 2 tropas tinham acabado de tomar banho quando de repente começou a bater um vento muito forte. Árvores começaram a cair e a Chefia apitou S.O.S. . Mandaram todos correr para a Casa do Paul. A maioria chegou lá de cueca. Os P.L.s começaram a contar se estava todo mundo lá: faltava apenas o Dennis Relling dos Lions. O Peter Comber, P.L., voltou correndo procurar o Dennis. Quando foi ver, o Dennis tinha ficado para trás para guardar os sleeping-bags na barraca (para que eles não se molhássem!).
Um jogo interessante que foi dado foi Night-Game. Ele consistia de bloquear o carro do Johnny Govier (carro da firma, obviamente), que ficava subindo e descendo a estrada. Alguns scouts mais afoitos, como o Ezequiel do St.Paul’s, começaram a jogar pedras no carro, que deixou o Johnny levemente irritado. For a isso, tivemos um Troop Rugby na praia, bastante divertido.
July Camp - Itatiaia
Fomos fazer a caminhada do Parque Nacional até Visconde de Mauá. Era época de Copa do Mundo e fazíamos de tudo para saber do resultado dos jogos. Dentro do parque nacional, encontramos com o exército, que deixou que fossemos assistir pela televisão um jogo do Brasil. Outra hora que nos aproveitamos da bondade do exército brasileiro foi de noite. Como estava muito frio, alguns baixinhos foram, inocentemente, pedir abrigo dentro do abrigo dos militares: e conseguiram! Fazia tanto frio que uma manhã o Crisinho (que tinha deixado seu shorts molhado do banho for a da barraca) acordou e encontrou o seu shorts completamente congelado e duro de gelo. Numa das noites dentro do abrigo Rebouças, tentamos fazer fogo. Só que a fumaça começou a acumular e o calor fazia como que todas as vigas começássem a estalar. Desistimos e tivemos que comer Miojo (macarrão instantâneo) cru.
Durante o hike, só se falava em uma coisa. O melhor sapato para fazer hikes naquela época era um tal de Comander. Graças a esse nome, tudo o que os Scouts falavam era: você vai para lá com mander ou sem mander?
Primavera Camp - Campos de Jordão (Pedra do Baú)
Este é mais um camp-site novo que tivemos que desbravar por conta própria. Para começar bem o camp o nosso chefe de tropa esqueceu a mochila na sede e a tropa não tinha First Aid. E para melhorar as coisas choveu durante a montagem. No meio do camp nós fizemos um hike até a Pedra do Baú. A subidda foi feita na raça. Mas subimos até o topo, lá gritamos o Chick-lee-ka. Na descida resolvemos fazer um caminho mais racional, e na busca da trilha, o Mathew cai de um barranco bem alto. Para colaborar um enxame de abelhas resolveu aparecer na história, e durante o desespero alguns pular barranco abaixo, outros foram tomados pelo desespero e criaram seus próprios caminhos de descida. Quando todos se encontraram novamente já a salvo das abelhas, tivemos que fazer uma maca para levar as pessoas que passavam mal. A salvos no camp-site, tivemos um night game, só que os rojões que eram soltos pela chefia assustaram os cavalos da fazenda, por tal motivo, o uso de rojões foi cancelado.
1991
Easter Camp - Ubatuba
Para não quebrar a tradição, choveu muito durante o camp. Por tal motivo as patrulhas não conseguiam fazer fogo sem o auxílio de algum tipo de combustível. Foi neste momento que a chefia tentou demostrar superioridade, ela passou a tarde talhando madeira para ensinar os scouts “a fazer um fogo”, só que por algum motivo qualquer ela não conseguiu. Por causa da chuva, foi resolvido fazer um bóia cross descendo o rio. Como tudo era por causa da chuva neste camp, após um night game quem não se sujava, era obrigado a se sujar, caso não se sujasse o elemento tomava um banho de lama no corredor polonês, este foi o caso do Johnny Rheims que não se sujou.
July Camp - Itapeva
Por causa do Jamboree, ao invés de serem feitas cozinhas por patrulha, foi feita uma grande cozinha comunitária. E a chefia também aproveitou e fez uma barraca suspensa dupla. Durante um Hike, que passava por um pomar, os scouts fizeram uma guerra. Na primeira noite do camp os scouts foram para a festa junina da fazenda. Eles também foram ver capivaras com o dono da fazenda. Neste camp não tivemos a Patrulha Panthers. O transporte de ida e volta para o camp foi feito por ônibus de linha.
Jamboree da Korea ’91
Participantes: Patrick D’Herseul, Robbie Mills, Pingo Versteeg, Peter Comber, Jason Stevens e Mark Algrim. Antes do Jamboree houve um tour: Toronto, Vancouver, Hawai e Japão.
Primavera Camp - Biritiba Mirim
Durante o camp foi feito um teleférico que atravessava o lago. Este foi usado na abertura do camp-fire. Durante um Wide Game, o P.L. André Barbosa foi picado por uma jararacá (eles só descobriram isso quando foram para o Butantã). O camp inteiro foi um jogo só, durante todo o camp tinhamos que ficar com um dente de alho pendurado no pescoço.
1992
Easter Camp - Itapeva
Neste camp a tropa teve o Johnny Govier como chefe convidado (por causa da escassez dos mesmos). Este também foi o último camp do Crisinho, que logo depois iria viajar para a Suiça onde ficaria por 5 meses. As scoutas acamparam no mesmo local, só que em um camp-site distante. Mas em uma noite nos tivemos o “intercâmbio” de patrulhas, sendo que duas patrulhas foram jantar com as scoutas e duas das scoutas foram jantar com os scouts. Enquanto os scouts serviam um delicioso Fondue, nos tivemos que nos satisfazer com hamburguers. Como era a época da Guerra do Golfo, nos tivemos um Night-Game onde haviam transmissões por PX que simulavam a CNN.
July Camp - Itararé
Este foi mais um camp conjunto, só que desta vez com os Scouts St. Paul’s. Lá tivemos muitas atividades bizarras, entre elas podemos citar: Guerra de cogumelos e a Ponte do rio que cai. A guerra de cogumelos constituia em lançar esses fungos redondos em outra pessoa, e este quando atingia o alvo esplodia liberando um pó inofensivo. A ponte do rio que cai era justamente o que o nome diz, só que para dificultar um poucos, apareciam de novos os cogumelos, que prejudicavam o infeliz que tentassa passar pela ponte. Lá fizemos um Hike muito proveitoso até um grande Canion, que se encontrava a poucos kilometros do camp site.
Também tivemos um pequeno momento de ignorância dos P.L.’s que contruíram o Kybo a poucos metros da patrulha Lions, e estes podiam ter o privilégio de observar todos os elementos que utilizavam o “local”. Para continuar dentro dos Lions, um dos baixinhos da patrulha, Robin D’Herseul, ameaça se suicidar caso não ligasse para os seus pais (felizmente ele foi persuadido a não praticar tal ato).
Este foi o 1º camp do novo P.l. dos Foxes Jason Stevens.
Primavera Camp - Hike Mogi-Berioga
Podemos destacar a estrada deserta interminável e o Camp-site montado no pântano, motivo que levou a grande quantidade de mosquitos que atacavam os scouts.
Jamboree Colombo
Participantes: Pingo Versteeg, Dennis Relling, Michael, Robert e James Shooter, Gerry e André Hirashima. Tour por: Torres, Criciúma, Laguna, Blumenau.
1993
Tradicionalmente tivemos a troca de P.L.’s, onde sairam André Barbosa, Peter Comber e Jason Stevens e entraram Charlie Mills, Marcos “Pingo” Versteeg e Mark Algrim (respectivamente Beavers, Lions e Foxes) e o Ricardo Couto continuou com P.L. dos Panthers.
Ao final deste ano tivemos a vitória dos três camps por apenas uma patrulha: os Panthers.
Easter Camp - Biritiba Mirim
Os fatos mais memoráveis deste camp são com certeza os jogos. Começando por um, onde o nome do vencedor é desconhecido: será ele Pomodoro ou Pomarola …Também podemos mencionar outro jogo onde uma patrulha deveria usar Código Morse, Semáfora ou qualquer outra forma de comunicação por sinais, mas por falta de conhecimento eles apelaram para berros e apitos o que acabou transformando o camp-site em uma verdadeira zoeira. Mas o que marcou os participantes, sem dúvida, o tufão que passou “voando” pelo camp-site. Todas as patrulhas foram alvo de tal atrocidade, a única que fugiu foram os Lions, que se encontravam em um vale, consequentemente viram o perigo passar por cima deles. Mas o resto da tropa passou alguns momentos de apuros.
July Camp - Ubatuba
Mais um ano e mais um camp em Ubatuba, mas este camp foi um a parte, bem diferente dos outros. Enquanto os P.L.’s faziam o Hike Journey em volta da Fazenda, o resto da tropa foi fazer um hike até a cachoeira. Tudo estava muito bom até descobrirmos que teríamos que dormir no local, não só dormir com jantar. Por causa do jantar as grandes folhas que estavam ao nosso redor serviram muito bem como pratos. Agora para dormir apenas com a roupa do corpo e com algumas lonas, foi um sufoco. Logo de manhã voltamos para o camp-site, lá nós notamos que fomos saqueados. Dinheiro falando, mochilas remexidas, barracas bagunçadas. Mais tarde descobrimos que tudo isso foi obra dos Rovers que estavam acampando escondidos. Estes mesmos Rovers foram a base para um night game, que é inimitável: o Running Man.
Durante o camp nós fizemos uma visita a Ilha Anchieta, onde fizemos hikes e visitamos o Projeto Tamar que proteje as tartarugas brasileiras. Mas lá pelo final do camp veio o mais interessante, ao invéz do tradicional Rise Up, nós fomos acordados por muitos fogos de artifícios e por vestidas como soldados de guerra. Estes, sob o comando de Alex Comber praticaram várias torturas de guerra com nossos escoteiros. Podemos citar duas delas: O enchimento, que consistia em encher a boca de alguém com grama até que não caber mais e o pau de arara. Nós também tivemos que aprender musicas de guerra. Mas o resto do dia foi dedicado à um base game.
Primavera Camp - Botucatu
Este novo camp-site nos apresentou várias oportunidades para diferentes atividades. Como o nosso local para banho não era, vamos dizer, apropriado. Para não tomarmos banho dentro de um bebedouro de vacas, cada patrulha tinha que construir o seu próprio chuveiro. Várias idéias surgiram, mas a melhor foi a da chefia que fez um chuveiro com água quente. Como o local tinha bastante vento nós tentamos fazer uma asa delta humana. Era basicamente ter que fazer um elemento da tropa voar impulsionado por uma grande lona (era um pipa na verdade).
Também podemos citar o instinto suicida de um elemento, que durante um night-game, em quanto corria alegremente, caiu dentro de um fundo canyon, mas felizmente nada ocorreu.
1994
Para variar, como em todo o ano, há a troca de P.L.. Este ano tivemos a reformulação de todo o Court of Honour . Saem Ricardo Couto, Marcos Versteeg, Mark Algrim e Charlie Mills. Entram nas respectivas vagas Michael Shooter, Dennis Relling, Robert Shooter e Nicolas Versteeg (nas patrulhas Panthers, Lions, Foxes e Beavers)
A.I.P. – Acampamento Internacional de Patrulhas - Barretos
Participantes: Ricardo Couto, Thomas Amermman, Daniel Peig, Daniel Rodrigues, Ian Getz, Robby e Lawrence Mills.
Easter Camp - Ubatuba
De volta a Ubatuba e para variar o camp inteiro foi em baixo de uma incansável chuva. Por tal motivo as águas dos rios estavam revoltas. E em uma manhã, o Second Thomas Amermman quase se afogou no tobogã da cachoeira. E novamente por causa da chuva o ônibus atolou, sendo necessário dois tratores para tirá-lo do local. Por tal motivo nós atrasamos 5 horas, chegando a SP às duas da manhã.
July Camp – Hike Mambucaba
Este hike tinha início na sede do Parque Nacional da Serra da Bocaina. A partir daí nós andamos três dias, intercalando sol e chuva. Como nós chegamos um dia antes do previsto, foi decidido que iríamos para Parati, onde passamos a noite. No dia seguinte alugamos dois pequenos barcos e fomos visitando as ilhas de Parati. Nós também fizemos algum mergulha com máscaras para ver as belezas das águas de Parati. Na parte da noite nós pegamos um ônibus até Ubatuba, onde as scoutas estavam acampadas. Lá nós ficamos no alojamento, vimos jogos do Brasil pela Copa do Mundo na cidade.
Primavera Camp - P.E.T.A.R. (Parque Estadual e Turístico do Alto da Ribeira)
Este foi um camp bem curto só que muito diferente. Lá nós passamos os três dias do camp visitando cavernas. Elas Eram pequenas ou grandes, tinham água no percursso e na maioria dos casos eram muito escuras.
1995
Saem os P.L.’s Michael e Robert Shooter e entram Thomas Amermman e Mirko Jiroussek nos Panthers e Foxes. O Dennis e o Niki continuam como P.L.’s nas suas respectivas patrulhas.
Easter Camp - Itapeva
De volta a este velho camp site após alguns anos, ele nos reservou surpresas agradáveis como um pequena cobra (cascavel) na barraca dos Beavers que foi encontrada em baixo de uma mochila que servia de proteção para a não entrada especificamente desses répteis. Neste camp nós tivemos a segunda versão do Running Man. Podemos destacar uma pioneiria feita para o Jamboree e a pesca que realizamos no lago. Mas o que mais marcou foi o Treasure Hunt deste camp, que foi o mais difícil de todos os anos, já que as questões foram tiradas da revista Super Interessante.
July Camp - Ilha do Cardoso
Este camp era para ser um hike, só que empecilhos naturais não possibilitaram tal fato. Mas acabou sendo um camp conjunto com as Scoutas. Para chegar até a Ilha os scouts enfrentaram uma viagem de barco de seis horas. O camp-site foi montado na praia, e os scouts tiveram um pequeno problema de falta de comida.
Jamboree - Holland – August of 1995
Participntes: Dennis Relling, Nicolas Versteeg, Ricardo Couto, Roberto Pimentel, Jonathan Liu Charles Mills, Thomas Amermmam, Michael, Robert e James Shooter, Dirk Van Sway e Johnn Rheims. Antes do Jamboree, foi feito um Tour na Europa: Inglaterra, Dinamarca (Suécia), Suiça, Itália, França para depois chegarmos no Jamboree.
Atividade Senior Guia
Participantes: Nicolas Versteeg, Dennis Relling, James Shooter, Roberto Pimentel, Marcos “Pingo” Versteeg e Mathew Govier. Nesta atividade nos montamos balsas (com câmaras de caminhão) e durante dois dias nós descemos o Rio Paraibuna.
Primavera Camp - Bragança Paulista
Mais um novo camp-site com diversos atrativos. Mas apenas posso salientar que seis scouts tentaram passar o badge de mateiro, mas infelizmente nenhum conseguiu. Mas apesar disso, esse foi um camp onde muitos badges e testes foram passados.
1996
Saem os P.L.’s Dennis Relling e Mirko Jirousek, entram no lugar Roberto Pimentel nos Lions e James Shooter nos Foxes. O Niki e o Thomas continuam nos Beavers e Panthers.
No final do ano houve, tradicionalmente, a troca de P.L.’s. Sairam Niki Versteeg, Roberto Pimentel e James Shooter e entram nessas posições o Martin Jirousek, Thomas Jirousek e Gabriel Baines, nas respectivas patrulhas: Beavers, Lions e Foxes. O Thomas Amermman continua de P.L. dos Panthers.
Easter Camp - Cabreúva
Mantendo a tradição, este é mais um novo camp-site, muito bom e nunca desbravado antes. Mas em uma bela manhã os scouts saíram para um hike até uma cachoeira. Na volta eles voltaram para os camp-sites para que fizessem o almoço. Mas ao chegarem lá a única coisa que eles encontram é uma galinha viva e um saco de laranjas, o que era a nossa refeição. Durante o camp nós fizemos uma ponte para atravessar um pequeno rio e fizemos um teleférico (que ninguém usou). Durante o banho nós t’nhamos uma corda da qual nós podíamos pular, mas devido a sua altura (seis metros) qualquer erro seria bastante doloroso.
July Camp - Ubatuba
De volta a Ubatuba para mais um July camp. Por motivo de falta de componentes houve a junção de duas patrulhas em uma. Os Beavers e os Lions se tornaram os Ants. Esse nome não veio ao acaso, mas foi uma singela homenagem dos elementos da patrulha aos seres que dominam as embaúbas. Durante um belo dia, os P.L.’s sem motivo nenhum desapareceram, mas o verdadeiro motivo foi a construção de uma grande torre, que no final da construção chegou a ter mais de seis metros de altura. Mas enquanto os P.L. trabalhavam feito animais, os scouts se divertiam com as bigas que eram puxadas pelo jipe. Nós também visitamos a praia. A atividade mais estupida do camp foi que ao invéz de fazer o P.T. de manhã, a chefia acordou os scouts à 1 da manhã para fazer o P.T.
Primavera Camp - Itatiaia
Infelizmente o clima estava muito ostil, então logo nós tiramos a idéia da cabeça de ir até as Agulhas Negras, ao invés disso nós fomos até as Prateleiras. Mas por causa do frio intenso combinado com um vento forte nós nem tentamos subir as prateleiras. No dia seguinte com não tínhamos nada para fazer, ficamos a tarde inteira fazendo rapel na Pedra da Galinha.
Atividade Senior Guia - Itatiaia
Participantes: Niki Versteeg, James Shooter, Gabriel Baines, Jonathan Liu, Pingo Versteeg e Mathew Govier. Lá nós fizemos as mais tradicionais visitas: Agulhas, Prateleiras e a Pedra do Livro.
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
Easter Camp - Piraju
Easter Camp da Tropa Santo Amaro realizado em Pirajú (Athié). A patrulha campeã foi os Foxes, seguido dos Panthers, Lions e Beavers. A principal atração deste acampamento foi que o ranking do dia definia a quantidade de horas que a patrulha poderia dormir (quanto melhor a posição, mais horas de sono). O primeiro colocado ganhava 8 horas de sono enquanto os demais 6,4 e 2 horas. Também foi utilizado o sistema de pontos corridos ao invés de bandeirinhas.
July Camp - Hike Petrópolis Teresópolis
Travessia da Serra dos Órgãos de Petrópolis (RJ) a Teresópolis (RJ).
A maior parte do percurso é feita acima dos 2000m de altitude, muitas subidas e facilidade de se perder fazem com que a trilha receba a classificação de "Pesada". É possível avistar de cima da serra toda a Bahia de Guanabara (inclusive o Pão de Açúcar). É a primeira vez que uma tropa de scouts do Carajás (incluindo jovens de 11 anos) faz esta travessia. Ninguém se perdeu e o clima foi fantástico, os scouts deliraram ao ter que escalar uma parede de pedra de 50 metros usando uma escada de metal encravada na rocha ou passar frio, com temperatura na casa de 1° C.
Ponto para o Bruninho que usou uma barrigueira feita de sisal, para o Patrick que não conhecia material de hike e levou 10 camisetas 5 calças, uma barraca e um monte de latas para 4 dias e para o João Gabriel cujo o fundo de sua mochila novíssima UEB abriu no meio da trilha.
Primavera Camp - Salesópolis
Camp Jogo / Corrida baseado em Mapping. Patrulhas tinham que ir apenas com mochila e rede em busca de pontos pré determinados onde iam encontrar comida, atividade, vidas, etc. Infelizmente, durante a primeira noite aconteceu uma tempestade, todos ficaram completamente ensopados e congelados nas redes.
Primeiro dia = chuva e frio Segundo dia = frio e jogo