Jarbas Pinto Ribeiro

frame|right|Jarbas por ocasião da entrega do Tapir de Prata

Altruísta e cativante, Jarbas é um exemplo para a juventude niteroiense. Essa condecoração reconhece o trabalho desenvolvido por ele ao longo de décadas no Escotismo brasileiro, especialmente em prol da modalidade do mar.

Jarbas ingressou no Escotismo como lobinho, em 1926, no 7º GEMAR Benevenuto Cellini, onde ainda atua. Hábil, o experiente chefe escoteiro é perito em nós e voltas utilizadas pelos escoteiros do mar. Em casa, possui grande acervo de livros sobre o tema, além de produções próprias e didáticas sobre o Movimento criado pelo militar inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell em 1907.

Para Jarbas, o Escotismo é uma escola da vida singular na formação da juventude brasileira. "O Movimento Escoteiro desenvolve o caráter, a disciplina, a sociabilidade e o trabalho em equipe de crianças e jovens".

Jarbas é referência para novas gerações. Dotado de conduta ilibada, Jarbas foi homenageado com diversas comendas pelo seu trabalho voluntário em prol do Escotismo fluminense. Nos últimos anos, Jarbas recebeu medalhas importantes no Movimento Escoteiro como a Tiradentes e a Velho Lobo. Essa última é outorgada apenas aos escoteiros com 50 anos de boas atividades. Em 2007, Jarbas foi homenageado pelos veteranos de guerra do mar com a medalha Garra e Coragem.

Convém destacar que Jarbas desempenhou funções importantes no Escotismo tanto no estado do Rio de Janeiro, como no nível nacional. Em 1942, Jarbas já era chefe escoteiro. Depois passou a atuar como membro da Comissão Nacional de Escoteiro do Mar e, em seguida, recebeu atribuições de comissário regional. Jarbas também esteve no Conselho Regional e participou de Conselho Distrital de Niterói.

Para contribuir na gestão do Escotismo e desenvolver as atividades com os jovens, Jarbas participou de inúmeros cursos de capacitação oferecidos pela União dos Escoteiros do Brasil. Ele teve sua formação escoteira sempre voltada para o Escotismo do Mar, mas também fez cursos do Ramo Sênior e para a Direção Executiva de Grupos Escoteiros.

Aos 93 anos, nascido em Niterói, Jarbas é um dos fundadores e conselheiro benemérito do Centro Cultural do Movimento Escoteiro, órgão de preservação da memória escoteira presidido por seu amigo Comandante Carlos Borba por 18 anos. Jarbas é conhecido em todo o Brasil, em especial pelos escoteiros do mar, em virtude de sua experiência em técnicas escoteiras e por causa de seu conhecimento sobre a história do Escotismo no país.

Na vida particular, Jarbas começou a carreira profissional em 1937, como desenhista na Viação Cantareira. Depois passou a trabalhar no escritório de Álvaro Vital Brazil, filho do famoso cientista. Jarbas também fez os desenhos de projetos dos colégios Raul Vidal e Guilherme Briggs.