Mudanças entre as edições de "Nó Volta Redonda com Cotes"

De Carajas Scouts
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 3: Linha 3:
 
[[Imagem:Voltaredonda.gif|frame|right|Nó Volta Redonda com dois cotes]]
 
[[Imagem:Voltaredonda.gif|frame|right|Nó Volta Redonda com dois cotes]]
  
Este é um nó utilizado para prender uma corda em um tronco ou pole.
+
Este é um nó utilizado para prender uma corda em um tronco, árvore ou poste, quando a corda vai ficar sob tensão constante.
  
A principal diferença entre ele e o [[Nó Volta da Ribeira]] é que o Volta Redonda permite soltar a corda mesmo que ela esteja esticada. Muito útil quando se quer soltar um objeto pesado que está pendurado, um tanto perigoso para ser usado em escalada.
+
É um nó de extrema utilidade em acampamentos.  É muito facil para amarrar e desamarar, e seguro quando submetido à tensão contante.  Por exemplo, se você quiser esticar um cabo entre duas árvores, você pode usar o Volta Redonda com Dois Cotes em ambas as pontas.  Você pode optar por fazer o Volta do Fiel na primeira árvore e, ao esticar a corda, fazer o volta redonda com cotes na segunda árvore, pois, para repetir o volta fiel, não é tão fácil.  O nó é frequentemente usado nestas situações, por exemplo ao construir uma tiroleza, quando a corda ficará submetida a uma grande tensão, e estamos com várias pessoa puxando a corda para deixá-la bem tensionada.  As pessoas que estão puxando a corda podem todas juntas dar as voltas necessárias numa arvore, já segurando muita tensão, ficando para uma pessoa finalizar com dois cotes.  Três cotes são desnecessários.
 +
 
 +
 
 +
Curiosidade - o que é um cote?
 +
Um Cote não é mais nada que uma meia volta, e dois cotes, feitos corretamente, formam um volta do fiel.

Edição das 20h06min de 29 de março de 2009

Nó Volta Redonda com dois cotes

Este é um nó utilizado para prender uma corda em um tronco, árvore ou poste, quando a corda vai ficar sob tensão constante.

É um nó de extrema utilidade em acampamentos. É muito facil para amarrar e desamarar, e seguro quando submetido à tensão contante. Por exemplo, se você quiser esticar um cabo entre duas árvores, você pode usar o Volta Redonda com Dois Cotes em ambas as pontas. Você pode optar por fazer o Volta do Fiel na primeira árvore e, ao esticar a corda, fazer o volta redonda com cotes na segunda árvore, pois, para repetir o volta fiel, não é tão fácil. O nó é frequentemente usado nestas situações, por exemplo ao construir uma tiroleza, quando a corda ficará submetida a uma grande tensão, e estamos com várias pessoa puxando a corda para deixá-la bem tensionada. As pessoas que estão puxando a corda podem todas juntas dar as voltas necessárias numa arvore, já segurando muita tensão, ficando para uma pessoa finalizar com dois cotes. Três cotes são desnecessários.


Curiosidade - o que é um cote? Um Cote não é mais nada que uma meia volta, e dois cotes, feitos corretamente, formam um volta do fiel.