Estrutura do Grupo Escoteiro Carajás
Visão Geral
A maioria dos Grupos Escoteiros possui uma estutura similar, organizados de forma estabelecida pela União dos Escoteiros do Brasil. Um grupo possui dois elementos principais:
- As seções - praticam o dia-a-dia do Escotismo, ou seja, os jovens, formados em patrulhas, com seus PLs e Chefia;
- A parte administrativa - dá todo suporte para que as seções possam fazer o escotismo de boa qualidade; inclui pais, além de chefes; alguns exemplos de trabalhos realizados pela parte administrativa:
- coordena o recebimento de contribuições e doações
- paga contas do grupo
- paga as anuidades de cada escoteiro à UEB - União dos Escoteiros do Brasil
- supervisiona o bom escotismo
Seções do Grupo
No Carajás temos 5 seções (2014), sendo duas "Alcatéias" de Lobinhos, uma tropas de Escoteiros, uma tropa de Escoteiras e um Clã Pioneiro. Cada seção tem seu Chefe responsável e assistentes. Nos Scouts e nas "Scoutas" temos também o Court of Honour, sobre qual você já aprendeu.
Cubs (ou Lobinhos) tem de 7 a 10 anos
Eles formam a Alcatéia. Cada Alcatéia tem 4 matilhas. O líder da matilha é o Primo (Sixer em inglês). Cada matilha tem uma cor. Temos duas Alcatéias no Grupo:
- Cubs Santo Amaro, e
- Cubs St. Paul's
Símbolos: O lobo e a cor amarela identifica os Cubs.
Lema: "Melhor Possível"
Scouts/Scoutas ou Escoteiros/Escoteiras (tem de 11 a 14 anos)
Eles formam a Tropa Escoteira. Cada Tropa tem quatro Patrulhas. O líder de cada patrulha é o monitor, que tradicionalmente chamamos de PL (Patrol Leader em inglês). Cada patrulha de Escoteiros tem o nome de um animal, enquanto que cada patrulha de Escoteiras tem o nome de uma constelação. Temos 3 Tropas no Carajás:
- Scoutas
- Scouts Santo Amaro
- Scouts St. Paul's
Símbolos: a Flor de Lis e a cor Verde.
Lema: "Sempre Alerta"
Seniors/Guias são escoteiros que tem 15 a 17 anos
Quando você virar Senior ou Guia terá oportunidade de fazer atividades mais radicais do que nos Scouts/Scoutas. As patrulhas de Seniors/Guias tem nomes de acidente geográficos.
Símbolos: A Rosa dos Ventos e a cor Grená
Lema: "Sempre Alerta"
Rovers (Pioneiros) são formados pelos adultos acima de 18 anos
No Carajás eles se chamam Clã Gilwell. O Chefe é chamado de Mestre Pioneiro. O Clã não tem patrulhas. Cada atividade é organizada pelos próprios Rovers, que formam equipes de interesse, dependendo da atividade a ser realizada. No Grupo Carajás os Rovers fazem uma diversidade de atividades: atividades radicais, atividades comunitárias. Ajudam o Grupo organizando atividades como: Sports Day, SEI, Bingo entre outras.
Símbolo: pole de BP e a cor Vermelha
Lema: "Servir"
Chefia e Assistentes - Conselho de Chefes
São todos os adultos que trabalham diretamente com os jovens. Conhecidos também como "Scouters" ou Escotistas. Cada seção tem seu Chefe e seus assistentes. Procure conhecer cada um deles. Cada um tem experiências escoteiras diferentes e interessantes. Toda a Chefia junta forma o "Conselho de Chefes". Uma vez por mês a Chefia, ou seja, o Conselho de Chefes, se reúne. Nesta reunião são decididas a programação do Grupo, reforma da sede, valor das mensalidades, troca de informações, discutir problemas de disciplina, etc…
O Conselho de Chefes é presidido pelo Chefe de Grupo.
Diretoria do Grupo
A cada dois anos na Assembléia do Grupo (ver abaixo) é eleito uma Diretoria formada por pais e alguns Chefes mais experientes. Esta Diretoria tem como função zelar pela qualidade e segurança do escotismo aplicado no Grupo Carajás, cuidar do dinheiro do Grupo, dar apoio à Chefia, discutir problemas de disciplina que a Chefia levar a eles, cuidar do relacionamento do Grupo com os patrocinadores (a Sede Sto. Amaro e o St. Paul's School), entre outras tarefas administrativas. A Diretoria deve implementar decisões tomadas na Assembléia de Grupo, transmitindo-as à Chefia. A Diretoria também nomeia uma Comissão de Sede para o St. Paul's e o Sede Sto. Amaro. A Diretoria é responsável por organizar atividades de levantamento de fundos, se necessário com o auxílio de outras pessoas, inclusive de outros pais de escoteiros. A Diretoria pode criar comitês para coordenar estes eventos e para cuidar de outras necessidades do grupo. Por exemplo, em 2007 foi criado o Comitê Nova Sede que inclui pessoas que não fazem parte da diretoria.
Os membros da Diretoria possuem cargos:
- Diretor Presidente: é a pessoa que preside as reuniões da diretoria. No Grupo Carajás esta função é exercida pelo Chefe de Grupo. (O Chefe de Grupo é o Chefe Escoteiro cuja função administrativa é de coordenar a interação das diversas seções, monitorar o desempenho das seções e da Chefia, zelar pela qualidade técnica do escotismo no Grupo, entre outras tarefas).
- Diretor Financeiro: é a pessoa encarrecada de cuidar dos fundos do grupo, apresentando anualmente um relatório das receitas e despesas do Grupo
- Secretário
- Diretor Administrativo
- Diretor Técnico
- Conselho Fiscal
Conselho de Grupo / Assembléia do Grupo
O Conselho de Grupo é a junção de todos os membros adultos do Grupo Carajás, tanto chefes quanto pais e antigos escoteiros que contribuem ao Grupo. O Conselho de Grupo reune-se uma vez por ano - esta reunião é chamada de Assembléia Geral Ordinária (AGO), em inglês AGM - Annual General Meeting. Nesta reunião o Chefe de Grupo apresenta relatório das atividades do Grupo no ano que passou, informa sobre projetos, e responde as dúvidas dos Pais. Qualquer membro do conselho pode levantar assuntos a serem debatidos e decididos. Nesta reunião também é apresentado o relatório Financeiro, onde é explicado onde foram gastos a taxa de matrícula. A Comissão Fiscal tem como função aprovar este relatório Financeiro.
Além da reunião anual, pode haver a necessidade de realizar uma reunião para decidir algo importante em outro momento. Neste caso o Conselho de Grupo é convocado para uma Assembléia Geral Extraordinária (AGE), em inglês EGM - Extraordinary General Meeting.
As reuniões do Conselho de Grupo são presididas pelo Presidente do Conselho de Grupo, cargo atualmente (2009) exercido pelo chefe Paul Thomsen.